Jariza Rugiano
Esmeralda Ribeiro, Amara Moira, Emicida, Raull Santiago, Ailton Krenak, entre outros convidados, participaram do festival on-line
Perdeu o FLI 2020 – Festival Literário de Iguape on-line? O programa Oficinas Culturais, que realiza o evento, disponibiliza a retransmissão das conversas, das apresentações musicais, das intervenções artísticas e culturais com audiodescrição, via canal de Youtube, a partir do dia 1º de outubro. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
Além de abrir espaço para os trabalhos dos coletivos culturais da região do Vale do Ribeira, o FLI 2020 atuou com o tema “Pausa para o agora”, o qual guiou os diálogos, reflexões e trocas de experiências entre os profissionais da literatura, das artes cênicas, da dança, da música, dos líderes de comunidades indígenas e quilombolas. Jerá Guarani, Tiganá Santana, Preta Rara, Ana Maria Gonçalves, Siba, Luiz Ketu, Netto Pio, grupo Batucajé do Vale e Gilberto Gil foram alguns dos convidados da 8ª edição do festival. A curadoria foi realizada por Bianca Santana, escritora e jornalista, Reynaldo Damazio, crítico literário e coordenador do Centro de Apoio ao Escritor do museu Casa das Rosas, e Antonio de Lara Mendes, compositor e produtor cultural de Iguape.
FLI – Festival Literário de Iguape
Realizado pelo Programa Oficinas Culturais, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Poiesis, o FLI conta com as parcerias da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura e PRALER (Programa de Apoio à Leitura e Escrita) em 2020.
Criado em 2013, o FLI já promoveu atividades gratuitas para cerca de 30 mil pessoas, em mais de 160 ações de formação e difusão, com 100 autores nacionais e regionais, além de artistas de teatro, performance, dança, música, ilustradores, contadores de histórias, cineastas, mestres, lideranças e grupos de culturas populares.
Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o festival foi realizado de forma virtual com transmissões pelas redes sociais do programa: http://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo; http://www.instagram.com/oficinasculturais/ e http://www.facebook.com/OficinasCulturais.
SERVIÇO:
FLI 2020 on-line | “Pausa para o agora”
Retransmissão com audiodescrição disponível em http://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo a partir do dia 1º de outubro.
Apresentação: Mel Duarte e Roberta Estrela D’Alva
Programação:
Intervenção
Alquimia de quem somos
Capítulo 1: terra; capítulo 2: cultivo; capítulo 3: colheita
Com Leonardo Silva (cacique na Tekoa Jejytu), Luiz Ketu (quilombola da comunidade São Pedro), Nilce de Pontes Pereira (quilombola da comunidade Ribeirão Grande/Terra Seca) e Parapoty Cléo (Tekoa Itapuã)
Conversa
Principia
Com Ailton Krenak e Emicida | Mediação: Mariana Belmont
Intervenção
Coletivo Jovem de Iguape e Batalha da Ilha 013
Música
Netto Pio
Conversa
De onde se é
Com Edinho Santos, Gabriela Gaia e Paulo Cesar Franco | Mediação: Preta Rara
Tradição
Grupo Fandango do Prelado
Música
Batucajé do Vale convida Marília Aguiar
Conversa
Memória e Presente
Com Ana Maria Gonçalves, Siba e Tiganá Santana | Mediação: Esmeralda Ribeiro
Dança
Companhia Viela de Danças Urbanas
Formada por Emerson Trankas, Danielle Karoline, Gabriel Albernaz, Jéssica Roberta, Karol Dennyn e Marlon Martins.
Conversa
Metanarrativas da emergência
Com Aline Rochedo Pachamama, Giovanni Venturini e Raull Santiago | Mediação: Magô Tonhon
Teatro
Leitura dramática: Pausa para o agora
Com Felipe Ferrimann (Grupo Evoé de Teatro), Gerson Fontes (Cia. Ditirambo de Teatro), Herick Villeiro (Grupo Caixa Preta de Teatro), Izabelle Ferreira (Grupo Caixa Preta de Teatro), Roni Márcia Morais (Vice-Versa Grupo de Teatro) e Samuel Cabral (Grupo Evoé de Teatro) | Dramaturgia: Fabiano Muniz (Grupo Caixa Preta de Teatro e Associação Companhia das Artes)| Direção: Georgette Fadel (diretora, atriz pela Escola de Arte Dramática e colaboradora em diversos coletivos teatrais).
Música
Packaw e Bruna Rosa
Conversa
Literatura universal
Com Amara Moira, Jerá Guarani e Julio Cesar da Costa | Mediação: Elizandra Souza
Música
Gilberto Gil – apresentação no encerramento do festival
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.