Patricia Finotti

O Retrato do Mal foi premiado como melhor filme de animação no 23º FICA. (crédito: produção do curta)

OlhO Comunicação

Premiado como melhor filme de animação no 23º FICA, O Retrato do Mal está entre os curtas que podem ser conferidos até 09 de julho



Até o dia 09 de julho, os amantes do cinema de animação poderão conferir, de forma online e gratuita, quatro curtas-metragens goianos, dos mais diferentes estilos e temas, que já circularam por vários festivais nacionais e internacionais. São eles: O Retrato do Mal, O Evangelho Segundo Tauba e Primal e O Ogro, de Márcio Júnior e Márcia Deretti; e Insustentarte, de Thiago Ottoni. Os filmes integram a programação do Festival MMarte e estão disponíveis no canal do youtube da MMarte Produções, com legendas descritivas.

A curadoria da mostra é focada na produção audiovisual da MMarte Produções, que soma oito curtas-metragens autorais finalizados, sendo sete deles em animação, e três em produção. Sua estreia como produtora audiovisual aconteceu em 2011, com o lançamento de O Ogro, primeira adaptação de clássicos de HQ de terror nacional. Já O Retrato do Mal, sua produção mais recente, foi premiado como melhor filme de animação no 23º FICA e recentemente exibido em um evento de quadrinhos em Portugal. A MMarte ainda é responsável pela realização do Dia Internacional da Animação, em Goiás, desde 2007; pelo projeto de formação Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) e pela publicação de quadrinhos e literatura, poesia e estudos sobre cinema, livrões em capa dura e zines em tiragem limitada.

Já o Festival MMArte contou ainda com três oficinas gratuitas na área de animação, que abordaram temas como a adaptação de histórias em quadrinhos para o cinema, a técnica da animação por meio da experimentação e o storyboard profissional com conceitos básicos de linguagem cinematográfica, e também a live “Reconstruindo o Cinema de Animação Brasileiro Pós-Pandemia”, com participações de dois grandes nomes da animação brasileira: o gaúcho Otto Guerra e o mineiro Sávio Leite. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Audiovisual.

Sobre os filmes
-O Retrato do Mal (09 min 45 seg – 2021 – Goiânia – Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti):
 Por séculos muitos artistas têm sido vaidosos, arrogantes e pretensiosos. Mas ninguém como Gascon, que dedicou toda a sua existência à procura da obra-prima do horror. Baseado nos quadrinhos de Jayme Cortez.

-O Evangelho Segundo Tauba e Primal (11 min e 35 seg – 2018 – Goiânia – Dir. Márcia Deretti & Márcio Júnior): “O Evangelho Segundo Tauba e Primal” parte da revolta do personagem Tauba com a violência e o caos da metrópole. Como alternativa, ele cria e realiza o projeto de uma cidade ideal, uma cidade-fortaleza-robô. O curta é uma alegoria sobre o embate entre duas perspectivas antagônicas acerca da vida.

-Insustentarte (3 min e 40 seg – 2015 – Goiânia – Dir. Thiago Ottoni): O que é mais difícil de tolerar: toneladas de lixo despejadas no córrego de uma cidade ou os 5 minutos de fama de um castor?

-O Ogro (8 min – 2011 – Goiânia – Dir. Márcio Júnior & Márcia Deretti): Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, legenda dos quadrinhos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.