Patricia Finotti

(crédito: World Creativity Day)

Agência FR – Daniela Ribeiro

Organizado na capital paulista pela plataforma A Vida no Centro, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo oferece uma intensa programação gratuita nos dias 20, 21 e 22 de abril. O dia 21 é a data reconhecida pela ONU como o dia mundial da criatividade

 

O Dia Mundial da Criatividade/World Creativity Day (WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo, divulga sua programação para a cidade de São Paulo e libera as inscrições para as atividades, que serão todas gratuitas ao público. Para consulta à programação e inscrições, basta acessar o site https://www.worldcreativityday.com/brazil/sao-paulo/activities

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, 100 cidades em todo o Brasil e outras 30 cidades no mundo terão uma intensa programação aberta ao público como parte do World Creativity Day. Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento, que está em sua 5ª edição, vai realizar mais de 1,5 mil atividades gratuitas (presenciais e online). A data (21 de abril), que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

Em São Paulo, o Dia Mundial da Criatividade/ World Creativity Day tem como parceira e líder local A Vida no Centro, plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo criada pelos jornalistas e articuladores urbanos Denize Bacoccina e Clayton Melo

“Cocriada colaborativamente, a programação do WCD São Paulo traz um mosaico muito rico da comunidade criativa de São Paulo, com atrações voltadas para a diferentes interesses. Da inovação corporativa e universo de startups ao futuro do trabalho, passando por economia circular, cinema expandido e discussões sobre ESG, entre outras coisas”, diz Clayton Melo, cofundador da plataforma A Vida no Centro, Cocurador e Líder Local do WCD São Paulo.  

“Teremos uma programação variada, com atividades em vários locais da cidade, como Vila Madalena, Praça Roosevelt e Santa Cecília, focando cada dia num local, de forma que as pessoas possam aproveitar da melhor forma este momento de redescoberta da cidade”, diz Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro, Cocuradora e Líder Local do WCD São Paulo.

Com mais de 60 atrações, presenciais e online, a edição São Paulo conta com patrocínio da consultoria de inovação Kyvo, da incorporadora Magik JC e do Ecoe Coworking, espaço de coworking que fica no bairro da Santa Cecília. 

O festival conta com o apoio do Sesc São Paulo, Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina, criado pela HSM e pela SingularityU Brazil, da agência de comunicação Fato Relevante, Cine Bijou, Café Via Roosevelt, SP Escola de Teatro e Fast Company Brasil

Onde acontecem as atividades presenciais do festival em São Paulo

As atrações na capital paulista acontecerão em diferentes pontos do Centro de São Paulo e em um espaço na Vila Madalena. São eles:

Centro:

SP Escola de Teatro, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP). Praça Roosevelt, 210.

Café Via Roosevelt, espaço ao ar livre que fica na própria Praça Roosevelt.

Ecoe Coworking, na Rua Barão de Tatuí , 544, na Santa Cecília.

BemViver Praça Vila Buarque, na Rua General Jardim, 384.

Satyros Cine Bijou, histórico cinema de rua que, depois de muitos anos fechado, foi reaberto pelas mãos da Cia de Teatro Os Satyros. Praça Roosevelt, 172.

Vila Madalena:

Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina. Rua Harmonia, 1250.

Como a programação está distribuída e alguns destaques

O festival é colaborativo e realizado com a participação de voluntários e parceiros que ajudam a organizar e a montar a programação. As atividades se estruturam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade

A programação conta com diferentes formatos, como palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, exposição, workshops, tours, oficinas e feira de economia criativa, com destaque para brechós.

Dia 20 de abril – Learning Village – Vila Madalena

O WCD São Paulo 2022 começa no dia 20 de abril no Learning Village, que vai concentrar as atividades presenciais voltadas à inovação, tecnologia, futuro do trabalho, startups e design.

A programação do primeiro dia se inicia às 9h com a Jam criativa: construindo futuros para pessoas e empresas. Organizada pela Kyvo, a sessão vai trazer cases, insights e métodos para inovar e desenvolver a capacidade de desenhar futuros desejáveis e aprender a navegar num mundo mais complexo e instável. Entre os assuntos abordados estão a open talent economy e o novo mundo do trabalho, competências e habilidades para garantir o futuro profissional e as mudanças no ecossistema de inovação e criatividade pós-pandemia e em meio aos efeitos da crise geopolítica.  

À tarde, a programação começa às 14h com palestras sobre educação e competências e habilidades para o futuro voltadas a estudantes. Uma delas será ministrada por Leandro Mattosprofessor da Singularity e CEO na CogniSigns, health tech de impacto social apontada em 2020 nos Emirados Árabes como uma das cinco startups de saúde mais promissoras do mundo por utilizar neurociência e inteligência artificial. A outra será feita por Jotapê Malara, fundador e CEO da New School, edutech de impacto social que leva educação de qualidade na linguagem da quebrada para as periferias do Brasil. 

No Learning Village também haverá, às 16h, a palestra “Metaverso, presente e futuro: como funciona e qual o impacto na sociedade”, com Rawlinson Terrabuio, filósofo e cofundador da Beenoculus, empresa do mercado de soluções para realidade virtual com atuação na América Latina. Às 17h30, é a vez do bate-papo “Bioimpressão 3D ao vivo: de órgãos a alimentos personalizados”, com explicação e demonstração prática das possibidades de uso da impressão 3D com Letícia Charelli, biotecnologista e especialista em biofabricação. 

 

Consulte a programação completa do Learning Village aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.