Patricia Finotti

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Com degustação gratuita de chás, a feira, promovida pelos cursos de farmácia e fisioterapia do Centro de Ensino Estácio de Goiás, acontece nesta segunda-feira (30 de outubro), das 18h30 às 21h, no Shopping Estação Goiânia, no Setor Central. Evento também é aberto ao público

 

Vai um chazinho aí? Utilizado desde a antiguidade para o tratamento de doenças e sintomas diversos, hoje o chá é uma das bebidas mais versáteis e adoradoras pelas pessoas ao redor do mundo. O que poucos sabem, no entanto, é que além das inúmeras opções de sabores e combinações, a tradicional bebida dispõe de diversas propriedades imunizantes benéficas à saúde. 

E é com o objetivo de trazer mais informações sobre os benefícios dos chás, que o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, em parceria com os cursos de farmácia e fisioterapia do Centro Universitário Estácio de Goiás, realizam nesta segunda-feira (30 de outubro), das 18h30 às 21h, a Feira dos Chás Medicinais. Aberta ao público, a feira contará com a participação de cerca de 55 alunos, que estarão oferecendo os serviços de avaliação funcional, avaliação de dor e vícios posturais, além de uma degustação exclusiva de chás. 

Conforme explica o coordenador de marketing do Shopping Estação Goiânia, Rayam Saraiva, o evento promete trazer à comunidade mais conhecimento acerca do tradicional chazinho que, muitas vezes, é ingerido apenas pelo sabor. “Através desta ação, o grande público pode entender melhor sobre os benefícios que os chás podem trazer a nossa saúde, além, é claro, de saborearem as opções disponíveis de forma gratuita”, enfatiza. 

Com uma expectativa de 300 pessoas, de acordo com a coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Estácio, Nathania Santiago, a Feira dos Chás Medicinais, que está em sua 1° edição, tem como objetivo desmistificar a utilização dos chás, especialmente aqueles usados para fins medicinais, bem como os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-los. “Embora a maioria dos chás sejam feitos com ingredientes naturais, o uso indiscriminado das plantas medicinais podem trazer efeitos colaterais ao nosso organismo. Por isso, saber equilibrar a dose e uso dos chás é de extrema importância”, informa.

Ainda segundo Nathania, se consumidos de forma correta – respeitando a individualidade biológica e as condições clínicas existentes – os chás são capazes não só de auxiliar na manutenção da saúde, como também tratar doenças e sintomas. “O chá de amora, por exemplo, além de controlar a pressão alta e prevenir a diabetes, ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. O chá de hibisco, por sua vez, favorece a perda de peso. Enquanto o chá de limão é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino”, salienta.

*Consumo*

Com diversos benefícios dentro da prática integrativa da promoção da saúde, como diminuição dos níveis de colesterol no sangue, na desintoxicação do organismo, causar efeito antioxidante, antialérgico, antibacteriano, a adesão ao consumo de chás vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional, entre 2013 e 2020, a ingestão de chás cresceu 25% no País, quase o dobro da média mundial (13%).  Ainda de acordo com o estudo, a diminuição do consumo de refrigerantes e cafeína, unida a procura por alternativas mais saudáveis, contribuíram para o aumento do consumo da bebida. 

*Serviço*

Feira dos Chás Medicinais

Data: segunda-feira, 30 de outubro

Horário: das 18h30 às 21h

Local: espaço para eventos do Shopping Estação Goiânia (em frente ao Space Jump).  Av. Goiás, 2151 – Centro, Goiânia – GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.