Patricia Finotti

(crédito: Exposição Arte do Fogo)

Mayara Vila Boa

 

O Projeto Cerâmica Viva realiza a Exposição Arte do Fogo, na cidade de Ipameri. O público poderá apreciar peças em cerâmica, decoradas com as técnicas esmaltação e engobe, no dia 13 de outubro na Feira Gastronômica da Praça do Rosário, entre 19 e 22 horas; e entre 20 e 22 de outubro na sede da Cerâmica Boa Nova, que fica na Avenida Bevinhati, no Bairro Dom Vital, das 9 às 17 horas nos dias 20 e 21, e das 9 às 13 horas, no dia 22.

A exposição é resultado do Projeto Cerâmica Viva, desenvolvido pela Associação sem fins lucrativos Adelino de Carvalho, com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. As aulas acontecem semanalmente e os alunos aprendem a formular as próprias cores de esmalte e a queimar as peças de argila em temperaturas superiores a 1.200ºC.

A esmaltação consiste em aplicar sobre as peças camadas vítreas, que dão cor às peças. Já o engobe é a aplicação de uma camada de argila líquida, que dá uma aparência mais rústica ao objeto. O objetivo é fazer peças funcionais, como xícaras, pires e pratos, que tem mais valor agregado. As peças são únicas e belíssimas. Trata-se de um importantíssimo patamar tecnológico a ser alcançado, que irá consolidar a já conhecida fama de Ipameri, como Cidade da Cerâmica em Goiás.

Instagram: @ceramica.boanova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.