A Etapa Goiânia da Monster Energy Professional Bull Riders (PBR), a maior competição de montaria em touros no Brasil, e que serve de classificatória para o campeonato mundial dos Estados Unidos, é um evento de números superlativos. O evento, que acontece no dia 1º de dezembro, no Goiânia Arena, a partir das 19h, reunirá 35 competidores e 80 touros atletas em uma arena e um grande palco que vão demandar nada menos do que 450 m³ de terra com argila, além de 24 m³ de areia branca.
A Etapa Goiânia da Monster Energy Professional Bull Riders também exigirá 22 talhas de uma tonelada em iluminação; 9,6 toneladas de silo de milho para alimentação dos 80 touros; quatro climatizadores específicos para touros; mais de 80 caixas de som; além de iluminação, e equipe composta por aproximadamente 50 profissionais.
No local de acomodação dos pastos serão oito piquetes disponíveis, contando com o curral e as divisórias, no caso de boiadas mais bravas. Também serão instalados piquetes com água disponível o tempo todo, e haverá ainda um galpão coberto com banheiro e dois chuveiros elétricos, além do espaço para montagem de barracas para os 25 funcionários. Para a realização da Etapa Goiânia do PBR, serão mobilizados ainda, em média, 10 caminhões de 95 m³ para toda a produção técnica do evento.
“A estrutura é parecida com os eventos que fazemos nos Estados Unidos, onde ocorre o mundial da categoria. Vamos trazer uma experiência nova para os fãs de esportes radicais e da montaria em touros”, explica Adriano Moraes, tricampeão mundial e atualmente diretor da PBR no Brasil.
Além disso, o evento também terá a apresentação da banda Bulls of Rock, que fará shows de rock, pop e country nos intervalos das competições. A banda, composta de cinco músicos, foi criada especialmente para o evento e cantará o melhor de ícones mundiais como Rolling Stones, The Clash, Legião Urbana, Barão Vermelho, Madonna, Shania Twain e outros.
Montaria em touros
O Brasil se destaca pela tradição no esporte. É o único país a ter dois tricampeões, Adriano Moraes (19994/2001/2006) e Silvano Alves (2011/2012/2014), nos 24 anos em que é disputada a decisão mundial. Para a edição de Goiânia, nomes como Fernando Novaes (1º colocado no ranking), Bruno Scaranello (2º), João Ricardo Vieira (3º) estão confirmados. Já na disputa do Rookie of the Year, Leandro Machado (4º), Renan Almeida (5º), e Adriano Salgado (8º) também estarão no Goiânia Arena.
O Brasil é o segundo país em número de fãs da montaria em touros. Estima-se que, aliado ao mercado da música sertaneja, o esporte seja apreciado por 30 milhões de pessoas espalhadas em todo o território nacional. Anualmente, o Brasil é palco de dois mil eventos de montaria em touros, dos quais a PBR é responsável pelos maiores. O país movimenta mais de R$ 3 bilhões com as festas, gerando mais de 300 mil empregos. No mundo, milhões de pessoas assistem às mais de 250 etapas por onde passa. A PBR está presente, além de Estados Unidos e Brasil, no Canadá, no México e na Austrália. (Palavra Comunicação)