Maria Antonieta Toledo
Mais de 200 atletas goianos buscam ampliar sua pontuação no único torneio da atualidade que vai resultar no ranking estadual da categoria, chancelado pela Federação Goiana de Tênis
Tenistas interessados em figurar no ranking oficial goiano podem se inscrever para a segunda etapa do Circuito Goiano de Tênis – o Aberto ProTênis FGT500 – único torneio do Estado chancelado pela Federação Goiana de Tênis (FGT), que vai classificar o desempenho dos atletas da atualidade. Há décadas, Goiás não possui um ranqueamento oficial do esporte.
Conforme explica o presidente da FGT, Alexandre Rodrigues da Cunha (Canarinho), a realização do Circuito é um ganho maior que envolve além dos atletas, toda a cadeia ligada ao esporte como professores, preparadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas. “Um torneio dessa envergadura, com seis meses de duração, movimenta uma ampla cadeia ligada ao tênis, que precisava dessa oxigenação. Estamos diante de um momento de fortalecimento do tênis em Goiás”, defende.
Os atletas podem se inscrever para a segunda etapa do Circuito até o dia 27 de maio, pelo site rankingdetenis.com e baixar gratuitamente o aplicativo para acompanhar o sorteio das chaves dos jogos, como também verificar sua evolução durante o Circuito. As provas da segunda etapa serão realizadas de 03 a 12 de junho, sempre às sextas, sábados e domingos. As etapas eliminatórias (3 a 5/06) acontecerão nas escolas organizadoras ProTênis, Íntegra e Rick Centro Esportivo. Enquanto as finais, (10, 11 e 12/06) serão exclusivamente no ProTênis.
“Esse campeonato tem vários fatores inéditos, a começar pela forma como ele é organizado, contando com a participação ativa de três academias que reconheceram a importância de se unirem pela valorização do esporte. Outro fator inédito é ele oferecer uma categoria exclusiva para mulheres, permitindo que elas disputem em igualdade de técnica e desempenho. E outro diferencial está na abertura para atletas na faixa etária dos 45 anos. São tenistas experientes, que mantêm uma rotina de treino, e que antes não encontravam mais espaço para se colocarem à prova nas quadras, porque os torneios não contemplam essa faixa etária”, explica o empresário e um dos organizadores do Circuito, Irismar Bueno.
Sobre a segunda etapa do Circuito Goiano de Tênis
O Circuito Goiano de Tênis oferece 10 categorias aos atletas interessados: as cinco categorias tradicionais masculinas do esporte (1ª classe, 2ª classe, 3ª classe, 4ª classe e 5ª classe) e em outras cinco categorias especiais (iniciante, feminino A/B e C, 45 anos acima A e B). Todos os atletas participantes pontuam para o ranking final a ser editado ao término das quatro etapas previstas. Os dois finalistas da primeira e segunda classe recebem premiações em dinheiro, que somadas totalizam R$2.100 reais, em cada uma das etapas.
“Tivemos uma participação expressiva na primeira rodada, com atletas demonstrando em quadra o desejo de superarem seus adversários. O ranking já começou a ser desenhado com a pontuação conquistada nas primeiras provas, mas muita coisa pode mudar com a evolução das quatro etapas. O importante é que cada fase oferece uma nova oportunidade para evoluir dentro do ranking. Essa competição saudável que move o espírito dos atletas e sentíamos falta disso no tênis goiano”, explica Irismar Bueno.
Para a categoria iniciante, os organizadores escolheram bolas lentas, que permitem rallys mais duradouros aos participantes. As partidas contam com profissionais formados pela Confederação Brasileira de Tênis.
As próximas etapas do Circuito vão acontecer nas seguintes datas, sempre aos finais de semana:
03/06 a 12/06 – Etapa 2, sediada na Academia PróTênis
12/08 a 21/08 – Etapa 3, sediada nas Academias ProTênis, Íntegra e Rick Academia de Tênis
16/09 a 25/09 – Etapa 4, sediada na Rick Academia de Tênis
Serviço:
Circuito Goiano de Tênis – Aberto ProTênis FGT500
Quando: de 03 a 12 de junho
Inscrições: www.rankingdetenis.com até 27 de maio
Mais informações: @circuitogoianodetenis