Patricia Finotti

Ana Priscila Donato Capps

Evento está entre 19 projetos contemplados com intenção de patrocínio de aproximadamente R$ 6 milhões 

 

A Equatorial Goiás está patrocinando a 17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, que tem início nesta quinta-feira (1°) e vai até domingo (4). O evento já integra o calendário goiano e leva a cultura e a gastronomia dos imigrantes italianos para mais de 100 mil visitantes nos quatro dias de festa. A iniciativa está entre os 19 projetos contemplados pelo programa do Grupo Equatorial intitulado E+ Cultura, que soma uma intenção de patrocínio de cerca de R$ 6 milhões via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes.   

A Equatorial Goiás chegou ao Estado disposta a promover e valorizar a cultura goiana e alguns projetos já foram realizados nesse pouco tempo de atuação do Grupo em Goiás, como a 23ª edição do Auto da Paixão de Cristo, em Goiânia; o Circuito Gastrô, que trouxe show de Alceu Valença também na capital e inclui outras atrações em diferentes municípios durante o ano; Todas as Coras; Circuito Cultural o Som e o Riso, em Minaçu; e agora o Festival Italiano de Nova Veneza. 

Ainda estão previstos os projetos Música no Câmpus 2023; #Entocados; O Resgate do Circo; Mercado SAPI; Educanto II; Circo na Estrada de Ferro; filme Mátria Amada Kalunga; Viola Cabocla – a história da viola cantada e contada; Viola EnCantos de Goiás; Josephinas – Comidas de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa; filme Terra Encantada; Brincando com Poteiro; Festa de Trindade 2023 e Festival Gastronômico e Cultural Junino do Milho. 

“O Grupo Equatorial Energia trabalha fortemente no apoio a projetos culturais nos estados onde atua e em Goiás não poderia ser diferente. Estamos concentrando esforços para direcionar este recurso importante para a valorização da cultura no Estado, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme. 

 

Programação 

O 17° Festival Italiano de Nova Veneza tem início às 19h. O show de abertura será com o cantor Sérgio Reis e está previsto para às 22h. Toda a programação cultural tem entrada gratuita e pode ser acompanhada pelas redes sociais da distribuidora: Equatorial Goiás Oficial no Instagram – https://www.instagram.com/equatorialgoias.oficial/ -, e Equatorial Goiás no Facebook – https://www.facebook.com/EquatorialGoias. Confira: 

  

Sérgio Reis 

O show é uma realização do Sesc na programação do festival. E olha que sua escolha também tem tudo a ver com o propósito da festa em apresentar essa mistura de culturas. Paulista, nascido na cidade de São Paulo como Sérgio Bavini, o sertanejo de 82 anos tem ascendência italiana. Seus avós nasceram na Itália e vieram para o Brasil em 1905. Grande referência no sertanejo raiz, um dos ritmos mais tocados em Goiás, o cantor vai animar a primeira noite dos visitantes com seus maiores sucessos. E, claro, ele vai agregar um toque da cultura italiana de seus ascendentes na sua música com canções como “O Mineiro e o Italiano”, de sua autoria, e a versão italiana da música “Menino da Porteira”.  

  

Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza 

O Grupo Folclórico Ítalo- Brasileiro da cidade homônima de Nova Veneza, Santa Catarina, traz novidades em seu repertório para essa edição. Retornando a coreografia percussora, Canevale di Venezia nel Palazzo del Doge, uma referência ao Carnaval de Veneza, na Itália, além de outras 13 coreografias de diversos gêneros desde projeção folclórica, danças de migração até a tradicional Tarantela. As apresentações acontecem na sexta (2) à noite, no sábado (3) no horário do almoço e à noite, e no domingo (4) na hora do almoço. Serão cerca de 24 dançarinos, sendo seis adolescentes entre 12 e 15 anos que estarão pela primeira vez no festival. 

  

Os Tenores do Brasil 

É um dueto formado por Ricardo Regis & Marcello Zanluchi, que ficaram conhecidos após a participação do programa do Raul Gil, 42 semanas consecutivas. A paixão pela música italiana surgiu depois de inserirem Con te Partirô do tenor Andrea Bocelli, em seu repertório. Neste ano, eles retornam aos palcos do Festival de Nova Veneza, com um novidades em seu show: a participação de uma terceira integrante, a soprano Roseane Soares.  

  

Izadora Cruz 

Nascida em Nova Veneza, começou a ter contato com a música italiana no coral de crianças que se apresenta todos os anos no Festival Italiano de Nova Veneza e acabou seguindo carreira na música e gravou o primeiro DVD aos 18 anos. Neste ano, faz apresentação solo no evento. 

  

Weber Rosa 

O tenor Weber Rosa reside na cidade de Nova Veneza desde criança, o que o fez se encantar pela tradição. Participante desde as primeiras edições do Festival Italiano, ele promete encantar a todos com seu vozeirão com canções brasileiras traduzidas para o italiano, e entoando lindas canções italianas, as quais integra seu eclético repertório nas noites goianas e brasilienses. Se apresentará dia 3, às 12h. 

  

Alex Mayer 

Neto de italiano, participa desde o primeiro festival. A convite da soprano Leandra Leon em 2003, teve sua primeira participação cantando a música La Solitudine, desde então participa de todas as edições. Traz um repertório nesta edição bastante animado com canções populares e adaptações de músicas brasileiras mundialmente conhecidas para o idioma italiano, como Oceano do Djavan, Detalhes do Roberto Carlos, Evidência do José Augusto entre outras. A apresentação será dia 3, às 12h. 

  

Baile de máscaras 

Tradicionalmente realizado aos sábados, resgata o histórico do carnaval de Veneza, festa que marcava o início da quaresma e foi instituída no calendário Veneziano em 1904 pelo Doge Vitale Falier. O baile em Goiás segue a mesma tradição milenar do anonimato através das máscaras e traz diversão e brincadeiras para os foliões. De forma gratuita, os participantes poderão aproveitar a festa, ao som da cantora goiana, Anna Paula Drigo. Com quase 20 anos de carreira, ela possui ascendência italiana na família e promete agitar a noite de Nova Veneza com um repertório animado, resgatando as marchinhas italianas. As festividades acontecerão no dia 3, a partir das 21h. 

Waldir Amaral 

Descendente de italianos e natural da cidade de Nova Veneza (GO), começou sua carreira de músico na Banda Marcantes e diz ter a música em suas veias. Desde as primeiras edições apresenta-se no Festival Italiano de Nova Veneza com repertório de canções italianas clássicas dos anos de 1960, 1970 e 1980. 

Banda Gênova no Panelaço 

Estimulados pela Prefeitura de Nova Veneza, músicos da cidade criaram a banda para se apresentar no festival, mostrando o talento e a força da cultura italiana entre os moradores. Atualmente é composta por cinco integrantes: Weber Rosa (tenor), Alex Mayer (tenor), Samuel Stival (tecladista), Alessi Stival (baterista) e Rogério Peixoto (guitarrista). A banda está em sua sexta apresentação e neste ano será responsável pela animação do Panelaço, o último momento do festival em que todos os cozinheiros saem das cozinhas para celebrar o sucesso do evento no domingo, às 18h. 

Apresentações locais 

Também haverá atrações locais realizadas pelos bambini da cidade. As crianças da rede municipal de ensino, do ensino fundamental I, estão sendo liberadas das aulas de ensino para ensaiarem as aulas de canto. Os ensaios acontecem duas vezes por semana às terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde, são mais de 50 crianças animadas para a realização do festival, entre as canções, elas preparam um show ao canto de “Imagine”, de John Lennon, que será cantada em italiano; “Funiculí, Funiculá” e “Hallelujah”, canção de Leonard Cohen, que também será na versão italiana. 

Já o coral Amici Di Venezia nasceu através da paixão da anapolina Iraides Pereira, que reside há 30 anos em Nova Veneza. O coral é composto por dez adultos, entre amantes da cultura italiana e descendentes, que já atuam há cinco anos com apresentações culturais. O grupo visa a manter a tradição na cidade e, devido a essa paixão e simpatia pela cultura italiana, trazem em suas canções uma mistura musical cultural, entre elas um samba traduzido para o italiano.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.