COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Expo Mulher Gyn traz artesanato e alimentação para o Bazar Estação, novo espaço voltado para feiras no Estação Goiânia; Evento será na próxima sexta-feira (12), das 10h às 17h
Conhecida como a capital das feiras, Goiânia é a melhor cidade do Centro-Oeste para fazer negócios, de acordo com a pesquisa mais recente do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, divulgada em 2023 com dados do ano anterior. E não é para menos: Além das mais de 120 feiras simples, são cerca de 30 feiras especiais catalogadas pela prefeitura, entre elas as tradicionais Hippie, Cerrado, Sol e Lua, que reúnem milhares de pessoas todas as semanas em busca de preços baixos e produtos com qualidade.
As feiras são parada obrigatória para quem visita a cidade ou para quem mora na região. São comercializados roupas, calçados, acessórios, artesanato e comidas típicas de Goiás, como empadão, galinhada e torta doce. Essa tradição é tão forte que as feiras viraram patrimônio cultural imaterial goiano por meio de lei estadual e algumas passam a contar com um novo local para serem realizadas.
O Shopping Estação Goiânia lança na próxima sexta-feira (12) o Bazar Estação, um lugar pensado para abrigar feiras diversas. Idealizado pelo próprio centro de compras, o local tem o objetivo de reunir empreendedores com quem deseja fazer compras ou mesmo conhecer um pouco mais sobre o comércio local. A inauguração vai acontecer com a realização da Expo Mulher Gyn, que conta com apenas expositoras goianas, nas áreas de artesanato e alimentação.
De acordo com a organizadora da feira, Roseane Maria Silveira Coelho Marques, a feira foi criada no final do ano passado para ajudar a fomentar o empreendedorismo feminino. “É mais um canal para as mulheres divulgarem o trabalho porque a maioria trabalha no on-line e no famoso boca a boca”. Nesta edição, no Bazar Estação, 15 mulheres irão expor seus produtos.
Vitrine
Uma das expositoras é a carioca Sabrina França, que mora há alguns anos em Goiânia e largou o emprego com carteira assinada para vender doces, bolos e salgados. “As feiras são uma vitrine enorme, uma porta de entrada gigantesca para novos clientes, para novos amigos também, porque alguns clientes acabam virando amigos. Então eu acho esse trabalho excepcional e de suma importância para as pequenas empreendedoras e para a economia local”, disse.
Ela explica que começou a trabalhar com comida na pandemia da Covid-19, em 2020, um ano depois conseguiu um emprego e chegou a largar a confeitaria. “No ano passado, eu pedi para sair da empresa, porque meus antigos clientes estavam querendo doces. ‘Sabrina, volta eu quero seu bolo’,’ Sabrina volta’, e aí aquilo reacendeu a chama no meu coração e eu voltei para a confeitaria e, desde então, estou trabalhando só com isso, tentando fazer a Sabrina França Confeitaria ser conhecida”.
Para a Expo Mulher Gyn, ela vai comercializar Bolo no pote, Brownie, Afogatto brownie, Cone trufado, Surpresa de uva, Mousse de limão, Pão de mel, Docinhos de festa, Trufas, Pão recheado, Empadas e Mini quiche. “Uma coisa que eu acho muito legal e muito interessante dessas feiras é que, além de fomentar a economia local, ela traz uma visibilidade para nós, que somos pequenas empreendedoras”.
Nos dias de feira, o Shopping Estação Goiânia vai liberar o uso do Space, um parque de trampolins, por 30 minutos de forma gratuita, aos visitantes. O Bazar está localizado na nova extensão da praça de alimentação do shopping, em frente ao Hotel Ibis, e possui 420 metros quadrados (m²). O espaço já conta com apoio de parceiros, como a Associação Mães Empreendedoras, que irá promover a Feira de Mães Empreendedoras ainda neste mês.
Serviço
O que: Expo Mulher Gyn – artesanato e alimentação feito por mulheres
Onde: Bazar Estação, no Shopping Estação Goiânia, em frente ao Hotel Íbis
Quando: 12 de abril de 2024, sexta-feira.
Horário: das 10h às 17h
Entrada franca