Doris Costa
Nesta sexta-feira, 17 de novembro, serão realizadas as eleições gerais para o Sistema Confea/Crea e Mútua em todo o Brasil. O maior sistema profissional possui 1,3 milhão de profissionais registrados oriundos das Engenharias, Agronomia e Geociências. Este ano as eleições serão totalmente virtuais, no período de 8h às 19h, no horário de Brasília-DF.
Pela primeira vez, em 90 anos de existência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), um goiano disputa a presidência, sendo candidato único pelo Estado de Goiás. Trata-se do empresário e Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, que presidiu o Crea-GO por quatro mandatos. Por todas as capitais brasileiras que passou, a candidatura de Francisco ganhou destaque por apresentar um programa de trabalho abrangente, de valorização de todos os profissionais, mostrando comprometimento com políticas que visam aprimorar todas as ramificações das Engenharias, Agronomia e Geociências, exaltando a importância vital das profissões da área tecnológica para o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável do país.
Estão em jogo a eleição de presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), a eleição de conselheiros federais e seus suplentes que representarão modalidades profissionais específicas em estados como Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Haverá também a escolha de um conselheiro federal representante de Instituições de Ensino Superior, pertencentes ao Grupo Engenharia, além da eleição para Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas, conhecidas como “Mútuas Regionais”.