Os residentes da Casa Corpo, ¿por quá? grupo que dança e Vida Seca, celebram 60 edições do POR ACASO_tardes de improviso
Intervenção genuinamente goianiense, o POR ACASO_tardes de improviso completa 60 edições! Para celebrar, os grupos ¿por quá? e Vida Seca convidam para um grande encontro neste sábado, 30/06, a partir das 17h, na Casa Corpo. Na ocasião também acontece apresentação dos alunos das vivências Bloco do Lixo e Dança de Dançar. A entrada é gratuita.
Atualmente, ¿por quá? grupo que dança e Casa Corpo executam projetos de manutenção, através do TRANSporquar eChama casacorpo, respectivamente. Neste sábado, 30/06, promovem uma tarde de encontros e celebração. A partir das 17h a programação se inicia com a apresentação das vivências infantis Bloco do Lixo e Dança de Dançar, que finalizam uma etapa de seis meses de atividades dentro do projeto Chama casacorpo.
Logo após, a partir das 17h30, inicia o POR ACASO_, intervenção artística que surge em 2012 com o objetivo de ocupar a cidade de forma democrática, unindo dança e música em tardes de improvisos. Idealizado pelo ¿por qua? grupo que dança e o grupo musical Vida Seca, chega à 60ª edição e nada melhor que a Casa Corpo para abrigar essa festança!
Casa Nossa
Localizada numa rua sem saída no Setor Leste Universitário (Rua 233), a Casa Corpo já abrigou diversas edições do POR ACASO_tardes de improviso “Nossa casa foi inaugurada em 2014, quando ainda não existia iluminação pública na rua. Utilizávamos apenas nossos equipamentos de luz e vimos a potência que o local trazia aos POR ACASOS_. Desde então procuramos ocupar esta rua com muita arte e cultura”, comenta Luciana Celestino, produtora dos projetos e integrante do ¿por qua? grupo que dança.
O ambiente promete ser bem aconchegante e caseiro. Um bar com comes e bebes deliciosos vai ser preparado para alimentar a energia dos participantes, que não possuem distinção de idade. Todos estão convidados para a festa, desde as crianças aos mais adultos.
Luciana Celestino comenta ainda a importância de realizar estas atividades na residência dos grupos. “Realizar 60 edições do POR ACASO_ já é motivo para comemorar. E ter a possibilidade de estar na nossa casa e reunir dois projetos potentes, o TRANSporquar e Chama Casa Corpo, em uma grande tarde é ainda mais gratificante!”.
O POR ACASO_tardes de improviso é de todos. É conduzido por dois grupos artísticos, mas precisa de cada pessoa para que se torne um grande encontro celebrativo. Assim, os grupos reforçam que quem puder levar seus próprios copos, cadeirinhas portáteis e cangas para o chão, vai ajudar a fazer do ambiente um local mais confortável para todas e todos, além de colaborar para um local mais limpo e sustentável.
Improvisando danças e músicas
O POR ACASO é um projeto que provoca dançarinos, músicos e desavisados para uma intervenção artística que caminha entre o popular e o contemporâneo. Uma estrutura básica é montada para quem quiser chegar. Para os dançarinos, tatames no chão, e para os músicos, instrumentos para o batuque. A intervenção artística já passou por cidades da América Latina como Buenos Aires e Uruguai, além de brasileiras como Porto Alegre (RS), Alto Paraíso (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Pirenópolis (GO), sempre gratuitos.
Sobre as vivências Infantis
Bloco do Lixo e Dança de Dançar, são duas vivências oferecidas com possibilidade lúdica e educativa para que crianças possam explorar as potencialidades do próprio corpo, do movimento e o universo sonoro que objetos do seu cotidiano podem proporcionar. Elas estimulam a socialização e a brincadeira, além de proporcionar a experiência em processos criativos e artísticos em danças e músicas a partir do aprendizado dos fundamentos básicos dessas linguagens. Os professores são renomados profissionais, integrantes dos grupos ¿por quá? grupo que dança e Vida Seca que desenvolve instrumentos e realiza pesquisa sonora com materiais de descarte reutilizados. As aulas são parte do projeto Chama casacorpo que oferece atividades de dança, movimento corporal e produção musical específicas para crianças de 7 a 12 anos.
Sobre a Casacorpo
Atuante na cidade como um potencializador de novas dinâmicas de trabalho, a casacorpo realiza projetos no âmbito artístico, educacional e cultural com ações e atividades nas artes do movimento, dança, música, performance, palhaçaria e diversas outras. Ela ainda abriga e acolhe como residentes iniciativas, projetos e grupos que a utilizam como espaço de trabalho. São eles: ¿por quá? grupo que dança, Vida Seca, Ma1s Um – produtora artística e cultural – Ateliê do Gesto, o Grupo de Movimento Core Energetics e os grupos musicais Mundhumano e Mazombo.
Ação cultural ocorre neste sábado, a partir das 17h, na Casa Corpo. Integra os projetos TRANSporquar e Chama Casa Corpo, que contam com fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. (Thamara Fagury)
Serviço – Programação POR ACASO_tardes de improviso
POR ACASO_tardes de improviso em parceria com Casa Corpo especial 60
30 de junho, sábado
Horário: 17h às 20h
17h: Apresentação Bloco do Lixo e Dança de Dançar
17h30: POR ACASO_tardes de improviso especial 60!
Local: Av. 243, esquina c Rua 233, Setor Leste Universitário, Goiânia.
Entrada gratuita