Anna Velasco
Patrocinada pela SC Johnson, responsável pela marca OFF!, a mostra já recebeu mais de 19 mil visitantes e ficará aberta até outubro
O Dia Mundial do Mosquito é lembrado anualmente em 20 de agosto e tem o intuito de ampliar a conscientização sobre as doenças transmitidas por mosquitos e sobre as medidas de prevenção. Fabricante e líder mundial de produtos domésticos para controle de pragas, incluindo OFF!® e Exposis®, a SC Johnson é patrocinadora da exposição “Aedes: Que Mosquito É Esse?”, em cartaz no Castelo da Fiocruz até outubro.
Mais de 19 mil pessoas já passaram pela exposição, que explora o complexo universo do mosquito em diferentes formatos, por meio de recursos tecnológicos e visuais. Interativa, a exposição conta com lupas, microscópios e óculos de realidade virtual para explorar o mundo do Aedes aegypti. Em um ambiente lúdico, sensorial e dinâmico, o visitante é instigado a encontrar potenciais criadouros do vetor, além de identificar e capturar o inseto. Uma das grandes atrações é a escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, que reúne sensores de proximidade que projetam informações em uma tela sobre a anatomia e outros detalhes do mosquito.
A mostra tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya – em uma pesquisa recente realizada pela SC Johnson*, 81% dos entrevistados reforçaram a vontade de ter mais informações sobre doenças causadas por esses vetores. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Serviço:
Aedes: Que mosquito é esse?
Em cartaz até 23 de outubro de 2024
Horários de funcionamento: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10 (para visitar, é preciso retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz)
Local: Salas 307 e 308 do Castelo Mourisco/Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos)
Classificação livre
Entrada gratuita