Kasane
Há 15 anos à frente da agência de comunicação Kasane, sócias Ana Paula Ramos e Renata Vieira contam como encontraram equilíbrio entre gestão de negócios e experiência da maternidade
Segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), 55% das empreendedoras brasileiras são mães. A pesquisa, que traçou os perfis das mulheres que empreendem, também mostrou que a maternidade é um incentivo para que elas iniciem o próprio negócio. É o caso das empresárias Ana Paula Ramos e Renata Vieira, sócias, mães e fundadoras da Kasane, agência de comunicação goiana que completa 15 anos em 2023.
Apesar dos desafios inerentes à rotina com os filhos, ambas relatam que a maternidade foi a maior impulsionadora da empresa, principalmente no início. “Começamos a agência com muitas dificuldades, eu recém separada e com dois filhos pequenos. Não tínhamos plano B. Eu vivia entre o trabalho, numa empresa ainda em início de operação e com as atividades e demandas dos meninos. Foi uma luta! Mas a força que a maternidade nos dá, faz com que vençamos qualquer desafio”, conta a diretora de jornalismo, Renata Vieira.
As sócias à frente da Kasane afirmam que ser mãe e gerir o próprio negócio propiciou o intercâmbio de habilidades necessárias para cumprir os dois papeis, tais como determinação e perseverança. Assim, enfatizam que cada dificuldade se pôs como aprendizado para o crescimento da agência, que já acumula mais de 250 clientes atendidos desde 2008. “Entendemos que é fundamental saber dividir o tempo entre filhos e empresa, e, por isso, nosso foco é sempre em entrega e resultados”, pontua Ana Paula Ramos.
Jornada flexível
Hoje, 50% das colaboradoras da equipe da Kasane são mães, o que se deve, principalmente, a essa flexibilidade na jornada de trabalho. “Por incrível que possa parecer, as mulheres mães são muito mais produtivas que qualquer outro profissional, dedicadas ao extremo e entregam resultados acima da média. Nesse momento pós pandemia, trouxemos muitos aprendizados, a organização com o trabalho remoto dá liberdade para que cada uma tenha a vida completa”, garante a diretora de jornalismo.
Ana Paula reitera que, em uma jornada empreendedora, é essencial não se perder em uma rotina com alto volume de trabalho. “Acreditamos que um negócio que cresce de forma sustentável sempre prevê espaço para prioridades pessoais. Não gostaríamos que ninguém precisasse abrir mão de tempo de qualidade com seus filhos ou família”, diz.
Assim, compreendendo a importância do equilíbrio entre vida familiar e carreira profissional, as sócias frisam o orgulho que sentem do que construíram nesses 15 anos de Kasane. “Não é fácil ser empresária no Brasil, mas amamos o que fazemos e queremos que nossa empresa tenha um longo futuro no mercado, que ela possa ser exemplo pelas suas práticas e continue encantando a todos os que de alguma forma se relacionaram ou se relacionam com ela. Não tem preço ver sua equipe realizada, feliz e altamente produtiva”, finaliza Renata.