Patricia Finotti

(crédito: divulgação Deriva do Bem)

Braulio Vinicius Ferreira

 

O projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais, volta às ruas do Setor Central com olhar sensível para observar as narrativas ali presentes. A Deriva do Bem 2024, em sua 17a edição, convida as pessoas para observar as diferentes narrativas presentes na cidade, em especial, no Setor Central. O traçado patrimonial, o acervo de Art Déco em contraste com as alterações dos edifícios e a negligência na preservação do patrimônio.

A Deriva do Bem tem como objetivo promover o encontro das participantes com a cidade e com as pessoas que a habitam. É um estímulo à reflexão, à experiência e à memória. A Deriva propõe um mergulho na cidade, promovendo a construção de novas memórias afetivas, o amadurecimento da consciência na relação do corpo com a cidade e o desenvolvimento do olhar observador.

O projeto surgiu como uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2008, mas seu alcance e desdobramento fizeram com que, desde 2012, se tornasse um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG).

A ideia é simples e também explica o nome do evento: convidar as pessoas para caminhar pela cidade, à deriva, muitas vezes sem um roteiro preestabelecido, para vê-la com mais atenção e cuidado. A participação é gratuita, porém o projeto pede aos participantes a doação para entidades que apoiam o trabalho de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Goiânia.

Coordenado por Bráulio Vinícius Ferreira, o projeto de extensão ao longo desses 13 anos contou com dezenas de colaboradores, estudantes de arquitetura de várias universidades, arquitetos, professores, engenheiros, advogados e psicólogos, que juntos formaram um grupo multidisciplinar. Essa diversidade possibilita lançar diferentes olhares para a cidade.

A Deriva do Bem, na edição de 2024, faz um convite para que cada participante crie sua narrativa da experiência de viver na cidade de Goiânia.

O evento será realizado nos dias 07 e 08 de junho. O bate-papo ocorrerá no dia 07 de junho, às 19h00, no Centro Cultural da UFG, localizado na Praça Universitária, com a participação de Maria Alice e Wellington Martins, que vão apresentar as narrativas de quem vive, mora e observa o centro de Goiânia. No dia 08 de junho, sábado, teremos a Deriva no Centro de Goiânia, com ponto de encontro na Vila Cultural Cora Coralina às 09h e encerramento no Tô Bar às 12h30.

As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/h5CCW427HFZArbw19

Endereços:
Centro Cultural UFG: https://goo.gl/maps/wAsCK2TdwLCVWjPPA
Vila Cultural Cora Coralina: https://maps.app.goo.gl/E7hVeoJ1HByQ6sMv9
Tô Bar: https://goo.gl/maps/gCE4QfLWiZEZzrKj7
email: derivadobem@gmail.com
instagram: @derivadobem
facebook: DerivaDoBem

Serviço:
Deriva do Bem 2024 convida para uma travessia pelas narrativas do centro da cidade de Goiânia
QUANDO: Dias 07 e 08 de junho de 2024

Dia 07 – Bate-Papo
Horário: 19h00
Local: Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário

Dia 08 – Deriva pelo Centro
Saída: 09h – Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23,esq. com rua 03 – Centro
Retorno: 12h30 – Tô Bar. Rua 20, n. 1078 – Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.