Venturini Assessoria de Comunicação / Débora Venturini
Jovem que ficou famosa no movimento “fora collor”, se tornou ativista em diversas causas, uma delas de reconstruir praças no bairro em que vive, além de ser empresária no ramo da gastronomia na cidade de São Paulo
Em 1992, Cecília Lotufo ficou conhecida como a “musa” dos cara pintadas, hoje, é empreendedora, dona da Pizzaria Dona Rosa, que fica na Vila Jataí, no Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Mãe da Alice (com 18 anos) e do Antonio (15), a administradora de empresas mantém há uma década, a pizzaria que foi uma das pioneiras em práticas ecológicas no bairro, incentivando um comportamento mais responsável também entre seus vizinhos com relação ao meio ambiente e conservação dos espaços comunitários.
A preocupação ambiental foi levada em conta já na reforma do imóvel, em que a área permeável foi ampliada, as janelas e azulejos da parede reaproveitados, e a estrutura adaptada para reutilização da água da chuva. Toda a lenha utilizada no forno da pizzaria é ecológica, feita a partir de serragens e sobras. Esse ativismo ecológico, incorporado pelos moradores da região, contribuiu para que outras duas vilas vizinhas, a Ida e a Beatriz, caminhassem juntas para se transformarem em um ecobairro. Sendo assim, os moradores e comerciantes das três vilas desenvolvem ações voltadas à sustentabilidade, ao convívio social, a troca solidária entre as pessoas e o resgate da história local.
Nesse momento, Cecília lança cursos para quem quer aprender a fazer pizzas profissionalmente ou para fazer em casa mesmo.