Patricia Finotti

Jornalismo Basileu França

Remontagens de Arlequinade, La Esmeralda e Majisimo compõem as apresentações

                A Coordenação de Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta, nos dias 30 de abril, 01, 02 e 03 de maio, a Temporada de Suítes Clássicas, em comemoração ao Dia Internacional da Dança e sua cultura clássica, que é referência da Escola. As apresentações serão realizadas sempre às 19h, no canal youtube.com/basileufrancaartes.

                Nos repertórios, estão Arlequinade La Esmeralda, remontados em 2021 por Ana Maria Campos, e Majisimo, cuja remontagem foi de Leidy Emelia Escobar, especialmente para o Balé do Teatro-Escola Basileu França. Os ensaios ficaram por conta da coordenadora da área de Dança da Instituição, Simone Malta Segurado, e da professora Olga Dolganova.     

Arlequinade

                O ballet Les millions d’Arlequin (ou Arlequinade) teve sua estreia em 1900. É conhecida como uma peça em dois atos, baseada na Commedia Dell’arte, uma forma de teatro muito comum na Itália do século XVI, em que todos os personagens usavam máscaras.

                A coreografia é de Marius Petipa e a música é de Riccardo Drigo. Já o enredo é protagonizado por figuras típicas do Carnaval e remonta à história do amor de Arlequim pela bela Colombina.

La Esmeralda

                Inspirado no romance Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo, foi coreografado por Jules Perrot e recebeu música de Cesare Pugni. Os cenários foram de William Grieve e os figurinos de Mme. Copère.

                Foi apresentado pela primeira vez em março de 1844, pelo Ballet do Teatro de Sua Majestade, de Londres. Atualmente, o balé é apresentado na íntegra somente na Rússia, Europa Oriental e em Nova Jersey, nos Estados Unidos.    

Masijismo

                Este é um balé clássico do repertório cubano, cuja estreia foi realizada em 1964, por Jorge Garcia, com música de Jules Massenet, da ópera Le Cid. Destaca-se por representar um contraponto entre o ambiente hispânico do século XX e a técnica do Balé Clássico do mesmo século.

                De acordo com Leidy Emelia Escobar, o espetáculo é um desafio técnico entre quatro casais de solistas, em que a presença da virtuosidade e elegância com estilo espanhol é repleto de graça, sedução e mistério.

Serviço

Temporada de Suítes Clássicas da área de Dança do Basileu França

Data: 30 de abril e 01, 02 e 03 de maio

Horário: 19h

Local: youtube.com/basileufrancaartes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.