Larissa Mundim
Para ampliar a difusão das novas antologias da Coleção e/ou, a Negalilu editora realiza sarau e bate-papo de lançamento dos livros “tec tec tec tec tic tac” e “Uma santa e dois amantes”. As publicações compõem o volume 3 da coleção e reúnem 35 poetas e prosadores/prosadoras de Goiás. O evento on-line está programado para o sábado (21/5), às 19 horas, na seguinte sala virtual: meet.google.com/uhi-kjoj-afu .
Em “tec tec tec tec tic tac”, destaque para temas relacionados à sociedade sob o ponto de vista combativo de violências. Questões políticas e culturais também inspiraram os 29 autores e autoras. Dentre eles estão cinco convidados: Arthur Moura Campos, Dairan Lima, Dayse Kenia, Eliara Sandim, e Walacy Neto.
Dentre os temas abordados em “Uma santa e dois amantes”, a morte está entre os mais recorrentes. A antologia conta com 17 autores e autoras, sendo quatro convidados: Ademar de Queiroz, Alice Mariel Orth, José Fábio da Silva e Larissa Mundim. Neste volume 3, textos mais intimistas deram lugar a questões sociais, algumas narrativas também oferecem a leitoras e leitores um olhar sobre a cultura popular.
A ilustração de capa é assinada pelo artista gráfico félix perini, autor capista de todos os títulos da Coleção e/ou. O projeto gráfico é de Luana Santa Brígida. A coleção é ainda composta por “Os olhos do bilheteiro” (2016), “As dores de Josefa” (2016), “Sobre gostar menos” (2019) e “O olhar inaudível” (2020). A NegaLilu Editora informa que o edital para a seleção de autoras e autores do volume 4, estará aberto no segundo semestre deste ano.
Histórico
O trabalho da NegaLilu para a publicação da nova geração de escritores se iniciou em 2015. Segundo a editora-fundadora Larissa Mundim, a cada dois ou três anos, a editora abre chamada pública direcionada a escritoras e escritores nascidos ou residentes em Goiás, que sejam inéditos ou éditos recentes. A Comissão de Seleção para o volume 3 contou com a participação de Carlos Brandão, Rogério Oliveira, Larissa Mundim e Rico Lopes.
“Mais do que publicar livros, a nossa intenção é mapear a nova geração de poetas e prosadores e, a partir disso, formar rede em coletivos criativos e fomentar um programa permanente de qualificação para a escrita e para a leitura”, comenta Mundim. Nas seis antologias da Coleção e/ou, a editora reúne 105 autoras e autores, incluindo convidadas e os convidados, para formar o Coletivo e/ou.
De acordo com a editora, este coletivo vem se constituindo com um perfil cada vez mais diverso e representativo do ponto de vista de gênero, sexualidade e avança também no campo étnico-racial. “Entre o momento da seleção e o dia em que as antologias são lançadas, temos a oportunidade de exercitar a convivência e o aprendizado mútuo”, ressalta Mundim. Segundo ela, esta relação é estimulada por meio de oficinas, cursos, rodas de conversa, encontros com autores/autoras, feiras literárias e saraus, especialmente dedicadas ao Coletivo e/ou e abertas à comunidade em geral.
Crowdfunding
Para financiar os dois novos livros da Coleção e/ou, a NegaLilu Editora apostou no financiamento coletivo (crowdfunding). Os volumes 1 e 2 foram publicados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Ao longo de 60 dias, o Coletivo e/ou levantou pouco mais de 29 mil reais para custear a editoração e a impressão das duas antologias. “O crowdfunding como instrumento de consumo consciente é fantástico, porque é o consumidor quem define o que precisa existir, o que é necessário, sincero, inspirador”, avalia Larissa Mundim.
Após o lançamento, as antologias estarão à venda nas livrarias parceiras da NegaLilu Editora, em Goiânia, Cidade de Goiás, Pirenópolis e na Chapada dos Veadeiros. Os primeiros volumes da Coleção e/ou também estão disponíveis no site da editora (www.negalilu.com.br) e em bibliotecas públicas de Goiânia.
SERVIÇO
Lançamento: sarau e bate-papo
“tec tec tec tec tic tac” (antologia poética)
“Uma santa e dois amantes” (antologia de contos e crônicas)
21 de maio (sábado), 19h às 22h
Sala virtual: meet.google.com/uhi-kjoj-afu