Talita Prudente
Voltado ao público LGBTQIA+ , projeto fomenta inclusão e diversidade na cena eletrônica
Entre os dias 23 e 27 de abril, artistas independentes e entusiastas da música eletrônica terão a oportunidade de aprender técnicas de produção musical em um workshop gratuito, oferecido pelo coletivo goiano Locomotiva, no Espaço Centopeia. O projeto visa fornecer uma introdução prática e acessível ao Ableton Live, software mais utilizado na indústria fonográfica. As inscrições estão abertas até 10 de abril. Clique aqui e acesse o formulário no perfil @locomotiva.go.
As aulas serão ministradas por Irû Waves, designer sonoro e DJ que chega à Goiânia diretamente da Bahia, sua cidade natal. O método “Descomplicando o Ableton Live” combina aulas práticas e teóricas nas quais os participantes serão capacitados para criar músicas autorais, áudios e live sets utilizando a plataforma. Além dele, Liara, produtora cultural e idealizadora do Locomotiva, também compartilhará conhecimentos. Ela atua há 9 anos na música e começou sua carreira de DJ utilizando o Ableton Live para criar e se apresentar.
Essa é a segunda edição do workshop, realizado agora com apoio da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás. O enfoque do projeto é promover inclusão e diversidade. Por isso, ele é direcionado preferencialmente para a comunidade LGBTQIA+. ̈Quero descomplicar o acesso ao conhecimento, em um ambiente seguro e acolhedor. Assim, pertencentes à comunidade terão oportunidades de ocupar espaços profissionais na música¨, explica Liara.
Liara observou um aumento na contratação de artistas mulheres e pessoas LGBTQIA+ em festas de música eletrônica, no entanto, segundo ela, essa representação ainda não é igualitária. ̈Muitas vezes me questiono se essa discrepância se deve à falta de pertencimento a uma comunidade, à escassez de recursos e apoio, à falta de valorização ou ao acesso limitado à educação com boa didática e com qualidade ̈, aponta a DJ. Para ela, trazer o workshop para Goiânia é motivador uma vez que, apesar de ser uma capital associada ao sertanejo, Liara a enxerga muito mais diversa em termos musicais.
O evento Gambira, também produzido pela Locomotiva, marcará o encerramento do workshop, no dia 1 de maio. A programação gratuita inclui uma roda de sample, com os musicistas Liara, Irû Waves (BA), Ítalo Du’Art e Mastrella, além da turma do curso que será convidada. A estrutura contará com um microfone, para quem quiser cantar ou rimar. ¨Será um momento de improvisação e composição musical coletiva, o erro é cabível e a ideia é que participantes se expressem e compartilhem seus sons¨, conta Liara. O local será compartilhado em breve no Instagram @gambiragyn.