Patricia Finotti

(crédito: Claudio Edinger / divulgação)

Fernando Sant’Ana

 

Livro esgotado há décadas, premiado com o Leica 1984 e considerado obra-prima da fotografia documental, terá lançamento promovido pela Atto, bate-papo do fotógrafo com o jornalista Raul Juste Lores, segunda, 4/nov, no Teatro Unimed. Entrada franca.

 

Nesta segunda-feira, 4 de novembro, às 18h, no Teatro Unimed, o fotógrafo brasileiro Cláudio Edinger e a Atto, plataforma de arte que promove ações memoráveis e imersivas, fazem o lançamento da aguardada segunda edição do icônico livro Chelsea Hotel (Vento Leste Editora). O evento contará com uma conversa intimista entre Edinger e o jornalista Raul Juste Lores, proporcionando uma experiência única para o público mergulhar nos bastidores de uma das obras fotográficas mais aclamadas dos últimos tempos. A conversa será seguida por sessão de autógrafos.

Publicado originalmente em 1983, Chelsea Hotel retrata com sensibilidade o espírito vibrante e eclético dos habitantes do lendário hotel nova-iorquino, incluindo desde figuras celebradas, como superstars da era Warhol e ganhadores do Prêmio Pulitzer, até personagens desconhecidos, como strippers e motoristas de limusine. O livro, esgotado há décadas e premiado com o Leica em 1984, é considerado uma obra-prima da fotografia documental.

A nova edição de Chelsea Hotel não só resgata este clássico no formato impresso, mas, também, traz novidades como fotos inéditas, prefácio exclusivo da escritora e atriz Alexandra Auder, que passou a infância no hotel, e um ensaio reflexivo do especialista em fotografia Fred Ritchin. Edinger também revisita as legendas, oferecendo uma perspectiva profunda e nostálgica sobre a vida dos moradores do Chelsea ao longo dos anos. Entre os retratados, destaca-se o pintor Alpheus Cole, que, com 106 anos na época, tornou-se o homem mais velho do mundo, falecendo aos 112 anos no próprio hotel. Sua história é apenas uma das vidas fascinantes captadas pelo olhar sensível e idiossincrático de Edinger.

Durante a conversa com Raul Juste Lores, Edinger compartilhará as histórias inéditas por trás dos retratos, convidando o público a explorar o universo do hotel mais emblemático de Nova York. Além disso, uma edição especial de 100 caixas estará disponível, contendo uma fotografia autografada de Edinger publicada no livro, tornando este lançamento ainda mais exclusivo.

Cláudio Edinger é um dos fotógrafos mais reconhecidos do Brasil, com obras que exploram a essência das paisagens e da vida urbana. Seus trabalhos já receberam inúmeros prêmios, incluindo o prestigiado Leica Medal of Excellence.

Atto nasceu com o propósito de aproximar a arte do nosso cotidiano por meio de um olhar inovador, oferecendo experiências memoráveis e imersivas. Trata-se de uma plataforma dedicada a promover ações multissensoriais e multidisciplinares que fomentam a arte, conectam o setor, rompem padrões e introduzem uma nova forma de colecionar com propósito, de maneira criativa e com projetos inéditos.

 

Claudio Edinger e Atto lançam nova edição de Chelsea Hotel

Com bate-papo com o jornalista Raul Juste Lores, seguido por sessão de autógrafos

Teatro Unimed

Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo

Segunda-feira, 4 de novembro de 2024, às 18h

Entrada franca

Capacidade: 240 lugares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.