Christie Queiroz lança nesta quarta, 22, a continuação da aventura mais fantástica da Turma do Cabeça Oca, Terra Ronca – volume 2. O evento acontece na Livraria Leitura no Goiânia Shopping, a partir das 19:30, e contará com a presença dos personagens.
O livro – A Turma do Cabeça Oca ganha a continuação de sua aventura mais fantástica. Terra Ronca, volume 2, Alfkors reserva muitas emoções. A Graphic Novel de quase 100 páginas acontece 20 anos depois da primeira parte. Cabeça Oca e amigos se perdem nas cavernas de Terra Ronca (maior complexo de cavernas do mundo, localizado no norte Goiás) e acabam conhecendo o reino dos elfos, seres da mitologia celta e uma série de mistérios que cercam um lugar maravilhoso escondido com criaturas fantásticas. Um grande problema para eles, porque o tempo – quando se entra em contato com este povo – corre de forma diferente. Minutos passam como dias e dias como anos.
Do lado de fora das cavernas, o desaparecimento das crianças causa comoção e com o passar dos anos elas são declaradas desaparecidas. O pai nunca desiste de procurar sinais que indiquem que elas estão vivas. Muita coisa acontece nesse período e grandes surpresas estão reservadas aos fãs.
A ideia da história surgiu por causa de um sonho que o autor teve com o livro. Personagens, enredo, tudo estava lá. Bastou pesquisar e escrever.
A segunda parte da trilogia levou 3 anos para ficar pronta, foi desenhada pelo veterano Gustavo Machado , conhecido por seu trabalho com Os Trapalhões, na década de 1990 , As Aventuras de Zózimo e Zé Carioca e colorizada por Paula Diazzi, filha do desenhista em sua primeira parceria juntos.
Este ano o autor comemorará 30 anos de publicação do personagem, em jornais. Sua estreia aconteceu no dia 5 de novembro de 1989. Hoje, as histórias são publicadas diariamente em 4 peridiocos brasileiros.
Este é o 32º livro de Christie Queiroz, o autor também publicou um livro digital.
Book trailer no Youtube: https://youtu.be/ASoUN-wTDRU
Depoimento:
Gustavo Machado e a Turma do Cabeça Oca
Conheci a Turma do Cabeça Oca na internet. Em 2013, Christie entrou em contato revelando que curtia meus trabalhos desde os tempos da Editora Abril Jovem com as HQs dos Trapalhões que desenhei. A empatia foi imediata, dando aquela sensação de que nos conhecíamos há tempos. Fui convidado para várias parcerias, ilustrando álbuns, capas de gibis, HQs e model sheets dos personagens para a confecção de bonecos para teatro.
Confesso que me pegou de surpresa o convite para desenhar o volume dois de Terra Ronca. Além da nossa amizade e confiança mútua, fui fisgado pelo novo e maravilhoso roteiro, repleto de aventura, drama e humor como poucas vezes constatei tão bem mesclado num quadrinho infanto-juvenil. Respirei fundo e topei o desafio!
Acima de tudo, foi uma grande responsabilidade. Teria de fazer jus ao belo roteiro que continuaria a saga, mantendo o interesse dos leitores com o meu desenho e criando expectativa para o, já aguardado, terceiro e último volume.
Como costumo fazer, entrei de cabeça fazendo muitas pesquisas, estudos e desenhos de pré-produção, para só então começar as artes das páginas. Um trabalho longo, meticuloso, mas sempre prazeroso, mais ainda quando soube que Paula Diazzi, minha filha, seria a responsável pela colorização – e sem filhotismo algum, juro!
Agradeço aqui ao talentoso amigo Christie pelo convite, desejando que minha participação tenha sido digna desse lindo projeto.
Gustavo Machado, desenhista, recebeu dois prêmios Abril de Jornalismo, três prêmios Angelo Agostini, dois troféus Dona Beja de Quadrinhos e o Prêmio Angelo Agostini como Mestre do Quadrinho Nacional, em 2015
Christie Queiroz: o desafio da continuidade
Olha, vou contar uma coisa… Tinha medo de continuar a história. Tem tanta coisa na minha mente sobre essa aventura que, embora tudo
estivesse planejado dentro dela, colocar para fora me dava frio na barriga. Ainda mais depois de toda a expectativa gerada nos fãs da turma, um desafio que me fez respirar fundo várias vezes antes de me decidir por escrever e planejar a edição. Talvez esse tenha sido um dos maiores desafios que já encontrei como escritor. Juntar as peças e as sequências foi uma dor de cabeça que não durou uma noite ou uma semana. Foram meses até encontrar a forma ideal para esta aventura. Estou contente com o resultado e é impossível expressar em poucas linhas a dimensão de tudo isso.
Para a minha felicidade, pude contar com o talento de Gustavo Machado, seus desenhos maravilhosos e pitacos e, de quebra, realizar seu antigo sonho: publicar um livro em parceria com sua filha, Paula, a colorista desta edição. E, aqui, me realizo, não só por isso. Existe uma outra dobradinha para os fãs de quadrinhos. No Volume Um, os desenhos são de Watson Portela e, no Volume Dois, de Gustavo Machado. A dupla da premiada Graphic Novel Didi Volta Para o Futuro, que encantou o Brasil nos anos 1990. Que responsabilidade, hein?
Espero estar cumprindo bem esta missão numa edição elaborada com muito cuidado e muito empenho onde os participaram se doaram muito para presentear os leitores com um livro impecável.
Christie Queiroz, autor da Turma do Cabeça Oca (Nubia Manzan)