Race Comunicação | Lívia Caixeta
Classificação do time goiano de League of Legends representa muito mais do que uma vaga na fase final do torneio. Equipe já tem consigo uma legião de admiradores
A Rensga Esports parecia ser o azarão do segundo Split do Circuito Desafiante (CD) 2020. Tomou três derrotas seguidas nas primeiras semanas do torneio e ainda levou uns tropeços nas rodadas seguintes. Com o objetivo de classificar-se para os playoffs do Circuitão partiu para o ataque e nesta semana consolidou a missão. Além disso, não muito distante do mapa de Summoner’s Rift, a equipe já registra recordes de audiência – com média de quase 50 mil espectadores únicos por partida – e um engajamento surpreendente em suas redes sociais.
Os “Cowboys Fora da Lei” viram sua fiel torcida se consolidar em pouco menos de dois meses. Desde o início do Circuito Desafiante, no dia 8 de junho, já atingem níveis de audiência e engajamento das grandes equipes do cenário nacional de League of Legends (LoL). “A Rensga quer estar próxima de seu público e por isso, abordamos temas da realidade do jogador de LoL com humor. Também tivemos o cuidado de apresentar uma persona forte baseada no regionalismo goiano e ganhar a atenção do público fora eixo Rio-SP”, posiciona o sócio e responsável pelas ações de marketing da Go Gaming, Ricardo Caetano.
O reduto dos “Brabos”, um dos nomes escolhidos para mencionar os jogadores do time, está no Twitter, que desde o ano passado notou um crescimento das publicações sobre games e esports e tem ampliado suas ações no segmento. “A partir do anúncio da volta da Rensga ao Circuitão foram quase seis mil novos seguidores orgânicos no perfil do time no Twitter”, conta Ricardo.
Ações como postagens divertidas e que reforçam o posicionamento da organização imediatamente após o final das partidas geram grande expectativa nos torcedores e seguidores, semanalmente. “Temos até uma hashtag para este split – #EuAcreditoNaMagia – que foi bem o sentimento do campeonato para a Rensga. Poucas pessoas acreditavam no desempenho do time, inicialmente”, analisa o sócio.
Atualmente, 60% do engajamento dos perfis do time nas redes sociais vem das postagens pós jogo e o restante é diluído em conteúdos com os jogadores e algumas brincadeiras com casters e analistas do cenário; sempre com o objetivo de gerar conversas que mostrem sua evolução.
Ninguém Peita Nóis
Alguns momentos do Circuitão ficaram marcados na trajetória da Rensga até agora. Ávidos para ver os cowboys de volta ao cenário nacional de LoL, a oficialização do retorno ao CD é até hoje o tweet com o melhor resultado no perfil do time com mais de 340 mil impressões. Outro recorde de interação foi a publicação no pós jogo contra a Falkol quando a equipe venceu com o famigerado “backdoor” e alcançou 105 mil impressões.
Além disso, as partidas da Rensga foram as mais populares por duas semanas consecutivas, segundo a plataforma de monitoramento Esports Charts. Mais de 45 mil visualizadores únicos acompanharam os confrontos contra a Redemption Porto Alegre, no dia 7 de julho, e contra a RED Canids na semana seguinte, no dia 16.
Vem Ni Mim Playoff
Com vaga garantida na Fase Final do Circuito Desafiante – posição consolidada nesta semana após as vitórias sobre Team One e Redemption Porto Alegre, respectivamente – a Rensga promete que a zueira não terá fim.
“Para as próximas semanas tem lançamento chegando. Algo que os fãs da Rensga estão aguardando há algum tempo e caso sejamos campeões, podem esperar o inesperado…”, adianta Ricardo Caetano
Sobre a Rensga Esports:
A organização de esportes eletrônicos surgiu no cenário nacional em 2019 após adquirir uma vaga no Circuito Desafiante de League of Legends, a 2ª divisão brasileira, abaixo do Campeonato Brasileiro de LoL (CBLoL). Mesmo não se classificando, o time – que chamou a atenção pelo jeito irreverente de se comunicar, enaltecendo sua identidade 100% goiana – marcou o início da regionalização dos esports. Em 2020, estruturou sua base com mais dois times – Rensga Academy e Rensga GO – além de reforçar sua comissão técnica e inaugurar um Centro de Treinamento dentro da Orbi Gaming, um complexo com mais de 800 metros quadrados. Criou ainda uma equipe de Counter Strike: GO para ampliar a atuação no cenário de games e esportes eletrônicos.