Patricia Finotti

As vozes de Dolores DuranDircinha BatistaElizeth Cardoso e Linda Batista, quatro das principais cantoras e compositoras da Música Popular Brasileira, que fizeram sucesso entre as décadas de 1930 e 1960, estão entre os mais de 900 arquivos de áudio de discos de vinis recuperados pelo Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória empresarial do Brasil.

Nos arquivos da década de 1950, as artistas, consideradas rainhas do rádio brasileiro, participam de campanhas publicitárias de marcas de margarina e óleo vegetal vendidas na época. O acervo recuperado também inclui uma marchinha de carnaval para vender sabão, criada por Miguel Gustavo, famoso compositor de jingles da década de 50 e autor do hino “Pra Frente Brasil”, composto para homenagear a seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo de 1970, no México.

A partir de agora, os arquivos recuperados integram o acervo do Centro de Memória Bunge, que reconta os mais de 100 anos da Bunge no Brasil e contempla temas como a história da propaganda no Brasil, da industrialização brasileira, do agronegócio e da navegação.

O local conta com atividades gratuitas como atendimento a pesquisa, exposições temáticas, visitas técnicas e benchmarking, além de promover anualmente jornadas culturais, palestras e oficinas gratuitas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais. (Fabio Souza)

Todo o acervo do Centro de Memória Bunge está disponível na internet e também pode ser visitado pessoalmente, mediante agendamento.Serviço:

Endereço:  Rua Diogo Moreira, 184, Pinheiros, São Paulo.

Telefone: (11) 3914-0846

Site: www.fundacaobunge.org.br/acervocmb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.