Karla Castanheiro
Tradicional festa será tema de live nesta quinta-feira (24/6) com apoio da Prefeitura de Goiânia
Pirenópolis será destaque nesta quinta-feira (24/6) no Projeto “Brasil Vivo – Tradições, Festas e Cultura Popular!”, do Sesc Ribeirão Preto. Por meio de um bate-papo transmitido pelo youtube da instituição, a tradicional Cavalhada de Pirenópolis será o tema da edição do projeto, que tem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
A tradicional Cavalhada de Pirenópolis é uma encenação medieval realizada anualmente, desde 1826, durante a Festa do Divino. O espetáculo é feito por 12 cavaleiros cristãos (vestidos de azul), que enfrentam 12 cavaleiros mouros (vestidos de vermelho) e, durante três dias, fazem apresentações que remetem à Batalha de Roncesvalles que aconteceu em 778 d.C., quando, segundo a lenda, os cristãos, liderados por Carlos Magno, derrotaram os mouros, que foram finalmente convertidos ao catolicismo.
Neste ano, a festa foi adiada por conta da pandemia da Covid-19. Porém, a Secretaria de Cultura idealizou uma ação para manter a tradição viva na memória da cidade. “Em mais um ano que não podemos realizar a festa como de costume, convidamos e incentivamos a população pirenopolina para expressar o seu amor por essa tradição colocando uma bandeira na frente da sua casa. Além disso, realizamos a Exposição Bandeiras do Divino durante todo mês de maio, na sede da prefeitura, como uma alternativa das pessoas reviverem a festa”, conta Ronaldo Felix, secretário de Cultura.
Para o bate-papo desta quinta-feira (24/6), vão participar Vandreza Freiria e Andrea Goldschmidt. Adail Luiz Cardoso, o Rei Cristão das Cavalhadas, e Tereza Caroline Lôbo, pesquisadora de festas populares, também somam na transmissão.