Patricia Finotti

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Em Goiânia, incorporadora já constroi prédios com vagas verdes para carregamento desses veículos

O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno, devido aos poucos incentivos e isenção de impostos ofertados, mas vem crescendo aos poucos. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), das 559 unidades em 2019, passou-se para 857 em 2020: um crescimento de 53,3%, mesmo em um mercado que foi afetado pela pandemia, e caiu 26%. Ou seja, o aumento provavelmente teria sido muito maior sem a crise. Enquanto em 2019 eram 16 modelos diferentes totalmente elétricos emplacados, em 2020 a oferta subiu para 20 modelos.

Isso mostra que os elétricos têm solidez no enorme mercado a se conquistar, entidades internacionais acreditam que até 2040 os elétricos dividirão meio a meio o mercado com os veículos a combustão. Para atender esse público em crescimento no País, a Brasal Incorporações, em Goiânia, inclui nos seus novos projetos vagas de garagem com ponto de carregamento para carros elétricos para uso comum dos futuros moradores de seus empreendimentos. A vaga pertencerá ao condomínio, que fará a gestão do uso dos condôminos

“É uma forma de incentivarmos essa tendência que traz ganhos para o meio ambiente e que cada vez mais será incorporada em nosso dia a dia”, destaca o diretor da filial da Brasal Incorporações em Goiânia, Thiago Galvão. O primeiro empreendimento a receber uma vaga verde nos empreendimentos da marca em Goiânia foi o Residencial Reserva Parque Areião, com apartamentos de 244m² a 366m², em 2018. De lá para cá, o diferencial vem sendo incluído em apartamentos com ticket médio menor, como o Reserval Newest, com apartamentos de 185m² e 221m², e no Moove Home Brasal, com unidades a partir de 44m². 

Ponto de carregamento gratuito
Além de incluir os pontos de carregamento em seus lançamentos, atualmente, a Brasal também disponibiliza um ponto de carregamento para carros elétricos ou híbridos em sua sede, na Avenida 136, no Setor Marista. Quem possuir um carro elétrico e quiser carregar na vaga verde disponibilizada no local precisa apenas pedir liberação do carregador (que é universal) para a recepcionista, sem nenhum custo. 

O gerente comercial da Brasal Incorporações, Leandro Baptista, conta que o ponto de carregamento é rotativo, já esteve temporariamente instalado na porta dos estandes dos lançamentos, e vem sendo utilizado com frequência por onde passa. “Já tivemos um caso de um motorista que deixava o carro lá carregando diariamente, enquanto ia para academia”, cita. Ele explica que já há clientes que pedem pelo ponto exclusivo de carregamento em sua vaga e a empresa estuda a inovação nos próximos empreendimentos.  “Acredito que essa será uma tendência crescente, na medida em que os carros elétricos se tornarem mais acessíveis. Enquanto isso, nós já estamos nos antecipando e preparando os empreendimentos para estarem atualizados frente às mudanças futuras do mercado automobilístico”, diz .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.