Patricia Finotti

(crédito: Balé do Teatro Escola Basileu França)

Nádia Junqueira Ribeiro

O Balé do Teatro Escola Basileu França é a atração desta sexta-feira (10/6) da 16ª edição do Paralelo 16º Mostra de Dança Contemporânea.  O espetáculo que contempla as suítes de ballet “Arlequinade”, “La Esmeralda” e “Majissimo” será transmitido  às 20 horas no canal do YouTube do festival. O evento, que segue até domingo, ainda conta com mais apresentações: no estilo Vogue/House, a representação vem do Coletivo GangArt no sábado (11/6) e a Giro8 Cia de Dança apresenta a dança contemporânea no domingo (12/6). 

Todas as transmissões serão gratuitas e poderão ser acessadas pelo canal de YouTube Paralelo 16º Mostra de Dança Contemporânea. O Paralelo 16º  Mostra de Dança Contemporânea foi contemplado pelo Edital de Dinamização de Espaços Culturais do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás – Concurso nº 01/ 2021- SECULT/GO e é uma realização da Quasar Cia de Dança e da Associação Quasar de Cultura.

A edição de 2022 tem como objetivo valorizar o produto artístico que nasce em terras goianas, e que cada dia mais se dissemina pelo mundo, demonstrando apuro técnico, estilo ousado, criatividade que rompe fronteiras, com estilos únicos de se fazer e apresentar dança. De acordo com Vera Bicalho, diretora e idealizadora da Paralelo 16º, esta é uma Mostra de Dança que busca atingir os mais diversos públicos, mas principalmente os profissionais de dança de Goiás. Desde seu nascimento, no ano de 2005, e mesmo depois dele ter se tornado uma das principais agendas de dança e das artes cênicas do Estado, sempre houve grande atenção para os momentos de formação e de exibição dos trabalhos produzidos por artistas goianos. Por isso mesmo, Vera comemora o diferencial desta edição de 2022, que é justamente se voltar integralmente para os artistas de nosso estado, tanto colocando-os em cena quanto atraindo-os para as apreciações das obras a serem transmitidas. 

O espetáculo

Arlequinada teve sua estreia no ano de 1900. O ballet Les millions d’Arlequin (ou Harlequinade) é uma peça em dois atos baseada na Commedia Dell’arte, uma forma de teatro muito comum na Itália do século XVI, na qual seus personagens eram todos mascarados. Com a genial coreografia de Marius Petipa e música de Riccardo Drigo, o enredo é protagonizado por figuras típicas dessa época do ano, e remonta a história do amor de Arlequim pela bela Colombina.

Remontado Por Ana Maria Campos em 2021 para o Balé do Teatro-Escola Basileu França na  temporada de suítes,  assim como La Esmeralda, que é originalmente um balé em três atos, cinco cenas, inspiradas por Notre Dame de Paris de Victor Hugo, coreografado por Jules Perrot , com música de Cesare Pugni, foi apresentado pela primeira vez pelo Ballet do Teatro de Sua Majestade de Londres em 09 de março de 1844, conta agora com as ensaiadas Simone Malta e Olga Dolganova. As remontagens são  parte da Temporada de Suítes Clássicas produzidas pela Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França em comemoração à Dança em sua cultura clássica.

Majismo é um contraponto entre os ares hispânicos do Século XX e a técnica do Balé Clássico do séc XX. Um Clássico do repertório cubano, estreado em 1964 por Jorge Garcia com música de Jules Massenet, da ópera “Le Cid”, remontado também para a Temporada de suítes clássicas da Escola do Futuro em Artes Basileu França por Leidy Emélia Escobar, que o considera um desafio técnico entre quatro casais de solistas, onde a presença da virtuosidade e elegância com  estilo espanhol é repleto de graça,  sedução e mistério, um desfio também para as ensaidoras Simone MAlta e Olga Dolganova.

SERVIÇO: Paralelo 16º – Mostra de Dança

Datas: 10 de junho: Suítes de ballet – Balé do Teatro Escola Basileu França

Todas as transmissões serão pelo YouTube Paralelo 16º Mostra de Dança Contemporânea

6ª feira – 20h

Espetáculo Suítes de ballet “Arlequinade”, “La Esmeralda” e “Majismo”

Balé do Teatro Escola Basileu França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.