Patricia Finotti

(divulgação)
Jornalismo Basileu França

Espetáculo virtual promete encantar o público

A Coordenação de Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta Suítes de “O Quebra-Nozes”, no próximo sábado (05), às 15 h. O tradicional espetáculo de Natal será transmitido pelo canal do Serviço Social do Comércio (SESC Goiás) no YouTube – youtube.com/sescgo.

O espetáculo já foi realizado, em Goiânia (GO), pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), no “Natal na Praça” e também pelo Basileu França em versões com três atos, com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), grupo musical ligado à Escola.

Nesta ocasião, o Balé do Teatro-Escola Basileu França, convidado pelo SESC Goiás, promoverá um belíssimo espetáculo on-line. Os cenários e coreografias encantarão o público, mesmo distante dos palcos.

É importante ressaltar que os ensaios aconteceram respeitando-se todas as medidas de prevenção à Covid 19, determinadas pelos órgãos de Saúde. Em tempos de pandemia, a Coordenadora da Área da Dança e Diretora Artística do espetáculo, Simone Malta, reconhece a relevância de tal parceria. “A oportunidade da parceria para a apresentação é de extrema importância para os bailarinos e para o público, pois há uma contribuição artística expressiva para esses tempos de distanciamento. E, dessa forma, a arte, com um misto de encantamento, invade nossos corações na perspectiva de dias melhores”, afirma.

A transmissão on-line, assim como todas das demais áreas da Escola (Artes Visuais, Arte Educação, Arte e Inclusão, Circo, Dança, Música – incluindo os demais grupos sinfônicos, Produção Cênica e Teatro), é estritamente de cunho pedagógico. O objetivo, portanto, é promover e disseminar o processo de ensino e aprendizagem.     

Sobre o Balé do Teatro-Escola

O Balé do Teatro-Escola Basileu França foi fundado em 2007 pela bailarina e professora Simone Malta, sendo dirigido também pela profissional. Consagrado por oferecer a jovens e adolescentes oportunidades para a formação e desenvolvimento profissional na área de Dança, o balé é destaque internacional, sendo solicitado, constantemente, para apresentações em aberturas de festivais no Brasil e em diversos outros países.

Dezenas de bailarinos são formados no ITEGO em Artes Basileu França e ganham destaque nos cenários nacional e internacional. Dessa forma, realizam sonhos por passarem a integrar as mais expressivas Companhias do mundo.

Desde 2012, os balés são produzidos pela Coordenação de Dança do ITEGO em Artes Basileu França. Neste ano, há a perspectiva de que possa haver a produção do 10º Balé de Repertório. 

O Balé do Teatro-Escola Basileu França conta com a parceria da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), que acompanhou a todos os balés de repertório produzidos. Os maestros regentes foram: Eliseu Ferreira, Jânio Matias e Eliel Ferreira.

Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França

A Escola do Futuro em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.