O vernissage contará com a presença da artista plástica paulista Fernanda Valadares, que integra o time de artistas da galeria e realizará sua primeira individual na cidade no Centro Cultural Octo Marques, com inauguração no dia 22 de agosto. A mostra apresenta obras de Arivanio Alves, André Mendes, Bruno Weilemann Belo, Cecilia Costa, Douglas Ferreiro, Érica Magalhães, Fernanda Pacca, Fernanda Valadares, Gervane de Paula, Leonardo Damonte, Lilian Maus, Luiza Gottschalk, Marcela Crosman, Marcelo Gandhi, Renan Teles, Rommulo Vieira Conceição e Uýra.
O time de artistas da Aura trabalha com múltiplas linguagens, utilizando diversas técnicas e suportes, Entre eles, a artista indígena Uýra, que utiliza a fotoperformance; Fernanda Valadares, que domina a técnica milenar da encáustica, que consiste na pintura com várias camadas de cera, Marcela Crosman, que trabalha com recortes em chapas de aço inox, cobre e latão, conferindo às obras uma tridimensionalidade ilusória a partir de elementos bidimensionais; e Érica Magalhães, trabalhando o equilíbrio tenso entre materiais como o concreto, a porcelana e o vidro.
Atuante no mercado da arte desde 2015, a Aura inicialmente se estruturou enquanto uma plataforma virtual para mapeamento de artistas emergentes que, em 2017, fixou sede em São Paulo. Desde então, passou a atuar como uma galeria de arte em moldes tradicionais e se consolidou como um espaço de fomento à arte contemporânea.
O programa da Aura Galeria é reconhecido pelo compromisso em impulsionar a diversidade da produção cultural e pelo seu trabalho com artistas estabelecidos e emergentes, que percorrem o debate artístico contemporâneo.
Sob direção do sócio Edoardo Biancheri junto a Flávia Abbud, a Aura se posiciona enquanto um campo livre para a experimentação e reúne artistas tanto com obras em grandes coleções públicas nacionais e internacionais, como Los Angeles County Museum of Art (Lacma) e Inhotim, quanto participantes de grandes bienais, como a Bienal de São Paulo e Dakar, e que receberam os mais importantes prêmios nacionais do campo, como os prêmios Pipa e ABCA.
A coletiva “Novos Olhares” promete oferecer ao público uma oportunidade única de apreciar múltiplas perspectivas no mundo das artes plásticas, se conectar com novas tendências e expandir horizontes culturais. Edoardo Biancheri afirma que o objetivo da Aura ao trazer a coletiva para Goiás é criar um espaço de conexão.
“Após 9 anos de galeria, atingimos nosso objetivo inicial de representar a diversidade da arte brasileira. Hoje representamos artistas de todas as 5 regiões do Brasil, e coligados internacionais (Portugal e Argentina), com destaque para o Centro-Oeste, que representa em torno de 20% do nosso corpo curatorial. Estamos muito orgulhosos em escolher Goiânia como primeiro território de ampliação de nossos horizontes, expandindo assim, a atuação de nossos artistas, em uma região que tem uma produção cada vez mais profícua de artistas”, explica
Serviço
Mostra coletiva “Novos Olhares”
Vernissage: 21 de agosto, às 17h horas (até às 22h)
Onde: Potrich Galeria
Endereço: Rua 52, 689, Jardim Goiás, Goiânia, GO
Permanência: 21 de agosto a 5 de outubro
Informações: Visitação de segunda à sexta das 10 às 16h e sábados, com agendamento pelo whatsapp da Aura Galeria (11) 3034-3825