Hector Angelo, artista goiano convidado para assinar a campanha NATAL DE ALGODÃO, recebe prêmio de reconhecimento internacional como um dos 50 artistas contemporâneos mais expressivos em 2018.
O jovem artista goiano Hector Angelo recebeu neste mês de outubro a premiação concedida pelos italianos Francesco Saverio e Salvatorie Russo – especialistas em arte moderna e contemporânea -, que organizam eventos de arte internacional para a revelação de novos talentos ao redor do mundo. Estes lançaram em 01 de outubro, em Roma, o The Best Modern and Contemporary Artists, um catálogo com o ranking dos 50 artistas contemporâneos de maior destaque no mundo em 2018.
Entre os selecionados pela dupla de curadores está o Hector Angelo, de 16 anos. O trabalho do jovem goiano chamou a atenção da curadoria do catálogo através das redes sociais. O artista que foi revelado internacionalmente pelo curador austríaco Heinz Playnner quando expôs sua obra no Caroussel Du Louvre durante a semana de arte contemporânea de Paris, em outubro passado, retrata em suas obras problemas sociais e propõe a inclusão e o combate à intolerância e ao preconceito.
Hector Angelo vem se destacando nas artes e na literatura desde os sete anos, quando lançou seu primeiro livro. No ano passado, uma de suas obras – Lápis sobre papel, da coletânea Eu sou a dor, foi selecionada para participar da Semana de Arte de Paris-França, no Art Fair Show, evento realizado no Museu do Louvre. A tela representava a dor daqueles que sofrem contra o preconceito de racismo, homofobia e gordofobia.
Seu último livro Depois do Final Feliz que fala sobre o empoderamento feminino a partir da reflexão da história das princesas da Disney, vem sendo lançado nas principais capitais do Brasil. Em Setembro, o jovem artista participou com exposição na International Contemporary Art Salon, em Miami-USA. “Gosto e procuro sempre ajudar o próximo por meio da minha arte, pois assim acredito que teremos um mundo melhor”, defende.
ASSINATURA
Para somar esforços na conscientização sobre a importância de ajudar ao próximo e sobre o reuso dos produtos de moda, o jovem artista goiano Hector Angelo foi convidado para assinar a camiseta oficial da campanha Natal de Algodão. O artista assinou a obra Anjo Algodão que surge para trazer alimentos e conforto às pessoas em situação de rua.
“O conceito é representar um anjo fora do convencional. Os cabelos de algodão e as folhas representando as asas. O prato é a bondade, a solidariedade com quem mais precisa”, conta o artista.
A AGOPA – Associação Goiana dos Produtores de Algodão e SEBRAE Goiás, em parceria com a Casa Irmã Dulce, promovem a campanha social Natal de Algodão. O objetivo é arrecadar peças de vestuário para a promoção de um bazar beneficente, com a intenção de fornecer alimentação em lugares da cidade de Goiânia com alta concentração de pessoas em situação de rua.
A campanha Natal de Algodão contempla a programação oficial do Sebrae Fashion Business, evento voltado para a gestão dos negócios de moda em Goiás, de 11 a 16 de setembro, mas com atividades que seguem até Dezembro de 2018.
O período de arrecadação das peças de vestuário e de alimentos vai de 11 de Setembro a 24 de novembro. Postos de coleta estão distribuídos pela cidade de Goiânia para que os voluntários façam suas doações. Nos dias 27 e 28 de novembro, oficinas de costura gratuitas serão oferecidas pela Agopa no Clube de Costura, para ajustes e consertos das peças doadas que serão vendidas no bazar. As inscrições para todas as atividades do evento, bem como as oficinas de costura, estarão disponibilizadas on-line no site do SEBRAE Goiás, com vagas limitadas.
Após receberem os devidos reparos, as peças passarão pelo processo de higienização e seguirão então para o bazar que será realizado de 3 a 7 de dezembro, também no Clube de Costura, quando serão comercializadas. Os recursos obtidos com a venda das peças servirão para comprar alimentos para o jantar a pessoas em situação de rua. O jantar será promovido com voluntários da Casa Irmã Dulce que vão distribuir os alimentos no dia 10 de dezembro. Vale ressaltar que a campanha também está aberta para o recebimento de doação de alimentos e quaisquer outros donativos.
CASA IRMÃ DULCE
Idealizado pelo casal “Prestes e Nice”, a Casa Irmã Dulce realiza há mais de 9 anos a atividade de levar alimentos, roupas e agasalhos a pessoas em situação de rua na cidade de Goiânia. Todas as segundas-feiras são oferecidas aproximadamente 300 refeições e a casa se mantém com a ajuda e doações de voluntários, pessoas que se juntam para ajudar o próximo. “Nosso lema é não prejulgar e nem justificar os porquês de aquela pessoa estar e se manter na rua. Queremos apenas ajudar para que tenham dias melhores e encontramos nos bazares de moda uma forma de conseguirmos dinheiro para a compra de alimentos”, comenta Fernanda Mio uma das voluntárias da casa e que também dedica parte de seu tempo na articulação de pessoas e parceiros que venham somar com a instituição. (Brenno Sarques)
POSTOS DE COLETA
- Clube deCostura – Rua 67-B, nº 165 – Estacionamento G3, Mega Moda Shopping – Setor Norte Ferroviário – Região 44 – Goiânia|GO – Fone: 62|3217.7923
- AGOPA – Associação Goiana dos Produtores deAlgodão – Rua da Pátria, nº 230 – Setor Santa Genoveva – Goiânia|GO – Fone: 62|3241.0404
- SEBRAE em Goiás – Av. T-3, nº 1000 – Setor Bueno – Goiânia|GO – 62|3250.2000
- Shopping Estação da Moda – Avenida Goiás Norte, nº 2.151, Centro – Goiânia|GO – 62|3221.0800
- SENAC UnidadeSetor Aeroporto – Rua 31-A, nº 43 – Setor Aeroporto – Goiânia|GO – 62|3219.5169