Patricia Finotti

Hector Angelo, artista goiano convidado para assinar a campanha NATAL DE ALGODÃO, recebe prêmio de reconhecimento internacional como um dos 50 artistas contemporâneos mais expressivos em 2018.

Hector Angelo com sua obra no sua obra no Caroussel Du Louvre, em Paris. (divulgação)

O jovem artista goiano Hector Angelo recebeu neste mês de outubro a premiação concedida pelos italianos Francesco Saverio e Salvatorie Russo – especialistas em arte moderna e contemporânea -, que organizam eventos de arte internacional para a revelação de novos talentos ao redor do mundo. Estes lançaram em 01 de outubro, em Roma, o The Best Modern and Contemporary Artists, um catálogo com o ranking dos 50 artistas contemporâneos de maior destaque no mundo em 2018.

Entre os selecionados pela dupla de curadores está o Hector Angelo, de 16 anos. O trabalho do jovem goiano chamou a atenção da curadoria do catálogo através das redes sociais. O artista que foi revelado internacionalmente pelo curador austríaco Heinz Playnner quando expôs sua obra no Caroussel Du Louvre durante a semana de arte contemporânea de Paris, em outubro passado, retrata em suas obras problemas sociais e propõe a inclusão e o combate à intolerância e ao preconceito.

Hector Angelo vem se destacando nas artes e na literatura desde os sete anos, quando lançou seu primeiro livro. No ano passado, uma de suas obras – Lápis sobre papel, da coletânea Eu sou a dor, foi selecionada para participar da Semana de Arte de Paris-França, no Art Fair Show, evento realizado no Museu do Louvre. A tela representava a dor daqueles que sofrem contra o preconceito de racismo, homofobia e gordofobia.

Seu último livro Depois do Final Feliz que fala sobre o empoderamento feminino a partir da reflexão da história das princesas da Disney, vem sendo lançado nas principais capitais do Brasil. Em Setembro, o jovem artista participou com exposição na International Contemporary Art Salon, em Miami-USA. “Gosto e procuro sempre ajudar o próximo por meio da minha arte, pois assim acredito que teremos um mundo melhor”, defende.

ASSINATURA

Para somar esforços na conscientização sobre a importância de ajudar ao próximo e sobre o reuso dos produtos de moda, o jovem artista goiano Hector Angelo foi convidado para assinar a camiseta oficial da campanha Natal de Algodão. O artista assinou a obra Anjo Algodão que surge para trazer alimentos e conforto às pessoas em situação de rua.

“O conceito é representar um anjo fora do convencional. Os cabelos de algodão e as folhas representando as asas. O prato é a bondade, a solidariedade com quem mais precisa”, conta o artista.

A AGOPA – Associação Goiana dos Produtores de Algodão e SEBRAE Goiás, em parceria com a Casa Irmã Dulce, promovem a campanha social Natal de Algodão. O objetivo é arrecadar peças de vestuário para a promoção de um bazar beneficente, com a intenção de fornecer alimentação em lugares da cidade de Goiânia com alta concentração de pessoas em situação de rua.

A campanha Natal de Algodão contempla a programação oficial do Sebrae Fashion Business, evento voltado para a gestão dos negócios de moda em Goiás, de 11 a 16 de setembro, mas com atividades que seguem até Dezembro de 2018.

O período de arrecadação das peças de vestuário e de alimentos vai de 11 de Setembro a 24 de novembro. Postos de coleta estão distribuídos pela cidade de Goiânia para que os voluntários façam suas doações. Nos dias 27 e 28 de novembro, oficinas de costura gratuitas serão oferecidas pela Agopa no Clube de Costura, para ajustes e consertos das peças doadas que serão vendidas no bazar. As inscrições para todas as atividades do evento, bem como as oficinas de costura, estarão disponibilizadas on-line no site do SEBRAE Goiás, com vagas limitadas.

Após receberem os devidos reparos, as peças passarão pelo processo de higienização e seguirão então para o bazar que será realizado de 3 a 7 de dezembro, também no Clube de Costura, quando serão comercializadas. Os recursos obtidos com a venda das peças servirão para comprar alimentos para o jantar a pessoas em situação de rua. O jantar será promovido com voluntários da Casa Irmã Dulce que vão distribuir os alimentos no dia 10 de dezembro. Vale ressaltar que a campanha também está aberta para o recebimento de doação de alimentos e quaisquer outros donativos.

CASA IRMÃ DULCE

Idealizado pelo casal “Prestes e Nice”, a Casa Irmã Dulce realiza há mais de 9 anos a atividade de levar alimentos, roupas e agasalhos a pessoas em situação de rua na cidade de Goiânia. Todas as segundas-feiras são oferecidas aproximadamente 300 refeições e a casa se mantém com a ajuda e doações de voluntários, pessoas que se juntam para ajudar o próximo. “Nosso lema é não prejulgar e nem justificar os porquês de aquela pessoa estar e se manter na rua. Queremos apenas ajudar para que tenham dias melhores e encontramos nos bazares de moda uma forma de conseguirmos dinheiro para a compra de alimentos”, comenta Fernanda Mio uma das voluntárias da casa e que também dedica parte de seu tempo na articulação de pessoas e parceiros que venham somar com a instituição. (Brenno Sarques)

POSTOS DE COLETA

  • Clube deCostura – Rua 67-B, nº 165 – Estacionamento G3, Mega Moda Shopping – Setor Norte Ferroviário – Região 44 – Goiânia|GO – Fone: 62|3217.7923
  • AGOPA – Associação Goiana dos Produtores deAlgodão – Rua da Pátria, nº 230 – Setor Santa Genoveva – Goiânia|GO – Fone: 62|3241.0404
  • SEBRAE em Goiás – Av. T-3, nº 1000 – Setor Bueno – Goiânia|GO – 62|3250.2000
  • Shopping Estação da Moda – Avenida Goiás Norte, nº 2.151, Centro – Goiânia|GO – 62|3221.0800
  • SENAC UnidadeSetor Aeroporto – Rua 31-A, nº 43 – Setor Aeroporto – Goiânia|GO – 62|3219.5169

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.