Ensaísta, poeta e crítico de Arte, Aguinaldo Gonçalves lança nesta quarta-feira (25), às 20 horas, no Lowbrow Lab Arte & Boteco, o livro Nove Degraus para o Esquecimento (Ateliê Editorial/ 2017). O volume possui mais de 50 poemas e, segundo o autor, consiste num livro de “genuínos poemas escritos numa mescla entre a tradição clássica e os laivos da modernidade”. “Talvez neste sentido o livro aponte no seu processo composicional para os descaminhos da pós-modernidade”, indica a apresentação do autor. Traz como mote temático o tempo e o espaço numa espécie de verticalização bifurcada da existência. “Não posso afirmar o que encontrará o leitor nesses descaminhos, mas posso afirmar que encontrará muitos “desvios de dentro” no movimento circular das imagens”.
Reconhecimento internacional
Aguinaldo Gonçalves é natural de Buritama (SP) e estudioso das artes comparadas. É reconhecido nacional e internacionalmente como especialista das relações intersemióticas entre Literatura e outros sistemas – Pintura, Escultura, Arquitetura, Cinema e Música. Realizou o Mestrado e o Doutorado na Universidade de São Paulo, de 1973 a 1988. É Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista, UNESP; e Professor Titular da PUC de Goiás orientando teses de doutorado. Aposentado, é atualmente Docente Voluntário do Curso de Pós-Graduação da UNESP.
Autor premiado
Recebeu vários Prêmios e Honrarias, dentre eles o “Prêmio Esso – Jornal de Letras de Literatura” e o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). É autor de várias obras no Brasil e no exterior (Colômbia, França, Estados Unidos) tendo mais de 50 títulos publicados quase todos na área dos sistemas comparados de caráter homológico. Entretanto, quatro deles são livros de poemas: Vermelho de 2000 e In Abysmos de 2006, Signos (em) Cena de 2010 e a sua mais recente obra poética, Nove Degraus para o Esquecimento. (OlhO Comunicação)