Patricia Finotti

Evento, que será realizado em Goiânia no próximo dia 4 (sábado), tem como principal objetivo conscientizar as crianças sobre os benefícios do aleitamento materno

“Amamentação é a base da vida”! Esse é o tema da Hora do Mamaço, evento que está em sua 7ª edição e será realizado em todo o Brasil no próximo dia 04 (sábado). Em Goiânia terá como palco o Parque Vaca Brava, no setor Bueno, a partir das 15:30. O Mamaço surgiu no Brasil em comemoração à Semana Internacional de Aleitamento Materno com o principal objetivo de sensibilizar toda a sociedade para a importância da amamentação.

A cada ano novas ações são sugeridas. Em 2018, o foco é a importância de se educar as futuras gerações para o aleitamento materno, promovendo, assim, mudanças profundas e necessárias relacionadas à amamentação em nosso País. Trabalhando esse assunto com as crianças, fazendo com que entendam os seus benefícios e derrubando mitos e tabus, espera-se que o aleitamento materno se torne algo natural no futuro.

Justamente por isso, um momento especial será a contação de história. Foi escolhido o livro “Amamentar é tudo de bom”, de Simone de Carvalho. Uma obra infantil, que aborda o tema de forma lúdica e clara. A contação ficará a cargo de Ivy Stela. Segundo as organizadoras do Mamaço Goiânia, Karina Santos, Thayná Bueno e Bethania Azevedo, a expectativa é de receber um público bem variado. “A amamentação é algo que traz impactos muito positivos a toda a sociedade. Portanto, são todos bem-vindos”, afirma Karina.

A programação do evento vai contar com rodas de conversa sobre temas como “Amamentação”, “Parto”, “Exterogestação”, “Uso do Sling” e “Higiene Bucal”, orientação sobre ordenha, armazenagem, oferta e doação de leite materno, teste de glicemia e aferição de pressão, além de Dança Mãe Bebê, sorteio de brindes e piquenique.

A OAB-CASAG estará presente, oferecendo orientação jurídica para mulheres que amamentam e voltam ao trabalho após a licença-maternidade. Também haverá espaço para que as empresas que desejarem se tornar “Empresa Amiga da Amamentação” façam o seu cadastro. Essa é uma iniciativa que visa reconhecer estabelecimentos que promovem o aleitamento materno, inibindo comportamentos constrangedores à mulher que amamenta.

Segundo Thayná Bueno, a participação de apoiadores de várias áreas relacionadas à maternagem de forma geral tornou possível a realização de um evento com atrações de qualidade e bastante diversificadas, que poderão contribuir de forma efetiva para melhorar os índices de amamentação em nossa cidade.

Vale frisar que o leite humano é a melhor fonte de nutrientes existente para os bebês, tendo forte impacto na redução da mortalidade infantil, além de oferecer benefícios para a mãe – como a proteção ao câncer de mama –, dentre outros. A amamentação é, ainda, muito mais que alimentação, apenas. Ela também nutre o bebê de amor, de carinho. Favorece a criação de um vínculo extremamente forte entre mãe e bebê.

Histórico

Em 2006, na França, um grupo de mães teve a ideia de amamentarem seus bebês simultaneamente em um grande encontro nacional. Surgiu, assim, a expressão “Mamaço”. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2012 pelo grupo Aleitamento Materno Solidário, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento veio para sensibilizar toda a sociedade sobre a importância da amamentação, bem como do respeito e apoio que toda lactante necessita e merece para que tenha uma experiência bem sucedida.

Mamaço solidário

A organização do Mamaço em Goiânia lançou uma campanha de arrecadação de frascos de vidro para os bancos de leite da cidade. Eles, que oferecem importante apoio e contribuem para o sucesso da amamentação de muitas mães e bebês na nossa cidade, bem como são responsáveis pela nutrição e cuidado com os bebês prematuros internados que tanto necessitam desse poderoso alimento que é o leite materno.

Qualquer frasco de vidro com tampa de plástico pode ser reaproveitado, como, por exemplo,  vidros de café solúvel, de geleia e de maionese. Os potes de são esterilizados pelos bancos de leite materno e encaminhados às mães doadoras que irão utilizá-los. A arrecadação será feita a partir das 15:30 e todos podem contribuir com esse gesto de amor e cidadania. (Tatiana Cruvinel)

 

SERVIÇO

A Hora do Mamaço 2018 – “Amamentação é a base da vida”

Data: 04/08/18 (sábado)

Horário: 15:30

Local: Parque Vaca Brava, Setor Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.