Francis Teles
A história da maternidade e do empreendedorismo se confundem na vida da Wanessa. Ela decidiu empreender quando tomou a decisão de ser mãe. Acostumada à uma jornada exaustiva de 15 horas de trabalho não via a possibilidade de se dedicar aos cuidados de uma criança. “Como sou grata hoje por ter feito essa escolha. Queimei uma ponte como funcionária para abrir um horizonte de possibilidades como dona do meu próprio negócio. Ser dona do meu tempo não tem preço!”. Mas nem tudo são flores. Como mãe ela enfrenta o desafio de renúncia de tempo com o filho, mas tenta conciliar as tarefas profissionais e a maternidade. “Enquanto estou no trabalho sinto que deveria estar brincando com ele. Quando estou brincando sinto que deveria estar trabalhando para proporcionar uma vida melhor. Cada escolha que faço estou renunciando algo importante. Espero que no futuro tudo tenha valido a pena”, compartilha.
Legado
Wanessa é uma mãe empreendedora que se preocupa em equilibrar seu tempo entre sua carreira e a maternidade. Os desafios são constantes, mas entre uma agenda e outra de trabalho, se organiza para se fazer presente na vida do pequeno Lucca. Seu desejo é que o esforço no presente traduza em algo valioso e significativo no futuro, tanto para ela quanto para seu filho. Nessa relação maternal afetiva ela investe no caráter e formação do seu pequeno e mesmo com tempo limitado, aproveita o máximo cada momento junto.
“O legado que quero deixar para ele é que o trabalho dignifica, agradecer edifica e contribuir purifica. Precisamos dar 120% de dedicação, independente do que estivermos fazendo. Toda vez que você entrega o resultado as oportunidades se manifestam. Trabalhar e desfrutar, sempre nessa ordem. Nunca o contrário”, destaca.
Prova de Amor
“A maior prova de amor que podemos dar para os nossos filhos é assumir a responsabilidade de cuidar deles sem ter o mínimo de competência para lidar com esse papel e, mesmo assim acreditar que estamos fazendo a coisa certa. Nenhum livro nos prepara para a maternidade. Aprendemos no caminho, no convívio, na rotina. Não nascemos prontas. Porém, que sejamos livres de culpa. Os filhos vieram ao mundo para nos fazer evoluir. Eles vão testar nossas habilidades, exaltar nossas incompetências, além de questionar nossas certezas”.
Wanessa Fonseca – É estrategista em vendas e especialista em comportamento humano. CEO da ReStart Empresarial leva empresas a alcançarem o dobro da performance com a metade do esforço. Entusiasta da Inovação, Tecnologia, PNL, Neurociências e Psicologia Positiva. Atualmente já treinou mais de 1.000 empresários pelo mundo para venderem pelo WhatsApp e gerou 25 milhões em negócios nos últimos meses.
Websérie Mulheres Empreendedoras 2023 – Idealizada pela empresária e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta. O projeto consiste em duas categorias: Mães Empreendedoras e Business Woman, em que entrevistas em audiovisual e texto com empresárias goianas, irão nos mostrar os desafios, a superação, a coragem e a habilidade de se reinventarem sempre.
Os depoimentos consistem na websérie digital, com a revista impressa: Guia da Mulher Empreendedora, a Revista Digital da Rede, a entrevista em vídeo veiculada no perfil da Rede Goiana da Mulher Empreendedora no YouTube, e também no portal Patricia Finotti. Além de, postagens nas redes sociais das empresas parceiras.
Rede Goiana da Mulher Empreendedora – Presidida por Ludymilla Damatta, é hoje considerado o maior grupo de empreendedorismo feminino do Centro-Oeste, com mais de dez mil mulheres no Instagram e 20 mil no Facebook. O grupo está presente em diversos municípios do estado: Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Piracanjuba, Caldas Novas, Itapuranga, Pirenópolis, Inhumas e Itaberaí.