O Centro de Estética Nidia Saldanha juntamente com um grupo de parceiros realiza, no final de abril, o congresso Estética e Ozônio, em Goiânia, trazendo grandes nomes da área integrando o corpo de palestrantes, como: o médico e professor Dr. Manoel Rocha, a farmacêutica Flávia Amaral, e a gestora comercial Bruna Almeida.
Para falar sobre o congresso, a ozônioterapia e seus benefícios, conversamos com a empresária e esteticista Nidia Saldanha.
Patricia Finotti – O que é o Ozônioterapia?
Nidia Saldanha – Esse tratamento foi desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial, na Alemanha. A sua aplicação em feridas demonstrou não só a sua capacidade de desinfecção, mas também na produção de efeitos anti-inflamatórios e na melhora do fluxo sanguíneo.
A ozônioterapia, é realizada com um gás composto por 3 átomos de oxigênio, o ozônio, e que tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, além de fortalecer o sistema imunológico.
O ozônio atua na hipóxia funcional, que é a deficiência da célula em usar o oxigênio para produzir energia de forma adequada, ele promove uma melhora na oxigenação e reparação dos tecidos, devido à ativação de nossas defesas naturais.
P.F.- Quais as suas recomendações e benefícios?
N.S. – É importante falar que, a ozônioterapia deve ser realizada apenas por profissionais de saúde capacitados.
O seu modo de aplicação depende do local a ser tratado. A quantidade, é definida a partir da finalidade da terapia, que podem ser tratadas patologias inflamatórias e infecciosas, dores.
No pré-operatório, é utilizado para otimizar a função dos tecidos envolvidos e facilitar a recuperação, bem como no pós-operatório para acelerar a cicatrização, prevenir ou tratar infecções.
Já na estética, pode ser utilizado no tratamento de celulites, acnes e o clareamento de manchas.
A ozônioterapia também pode ser indicada no tratamento e prevenção de doenças dentárias. Além de, estar sendo estudada para ser utilizada também no tratamento de doenças como esclerose múltipla, HIV e câncer.
P.F.- Quais as contraindicações para a ozônioterapia?
N.S. – Em relação a contraindicações, é preciso ficar atento a algumas delas. Pessoas com hipertireoidismo descompensado, hipertensão arterial severa, diabetes mellitus descontrolada ou com anemia grave precisam estar estáveis antes da aplicação do ozônio.
Outras situações em que o procedimento não é indicado: gravidez até o terceiro mês de gestação ou suspeita da mesma, histórico de convulsão e hemorragia em órgãos.
P.F.- Esta terapia ajuda a melhorar a imunidade?
N.S. – O ozônio é capaz de melhorar o sistema imunológico, devido a sua sobrecarga de oxigênio. Sem ele, o sistema imunológico perde sua capacidade de lutar contra invasores indesejados.
P.F.- Como são feitos os tratamentos?
N.S. – A aplicação do gás pode ser feita através de injeção subcutânea, insuflações retais, por aplicação externa onde o gás é vaporizado diretamente na pele, ingestão de água ozonizada, e através de óleos ozonizados aplicados por massagem na pele.
P.F. – Qualquer profissional pode ministrar o uso de ozônio em pacientes?
N.S. – É muito importante que você procure um especialista para auxiliar nos tratamentos com ozônio. Qualquer profissional da área de saúde, como, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e biomédicos podem aplicar a técnica – inclusive médicos veterinários, uma vez que também pode auxiliar no tratamento de animais.
P.F.- Qual a sua indicação na estética?
N.S. – A utilização da ozônioterapia na estética é bastante eficaz, pois os riscos são quase inexistentes, uma vez, que não causa nenhum efeito alérgico.
Pode ser utilizada para tratar celulite e gordura localizada, já que consegue quebrar as células de gordura e dissolvê-las no corpo, assim como é muito útil no tratamento das varizes.
Ainda, em aplicações para o rejuvenescimento da pele, como os tratamentos de melhora na flacidez, o combate a acne, e queda de cabelo.
P.F. – Em quanto tempo se nota resultados? Qual a quantidade mínima de sessões a serem realizadas?
N.S. – Já o número de sessões varia de acordo com a gravidade da doença. Aliás, a ozônioterapia também tem fins preventivos contra várias enfermidades, quando o ideal seria um ciclo de dez sessões, uma por semana, a até duas vezes por ano.
Algumas pessoas relatam sentir melhora significativa a partir da segunda sessão.
P.F.– É possível fazer o uso de dermocosméticos associados a ozônioterapia?
N.S. – Nos cosméticos, o ozônio se torna um forte aliado em tratamentos corporais, faciais e capilares, alcançando resultados surpreendentes, sem causar alergias ou irritações na pele.
P.F. – O que o ozônio faz no cabelo?
N.S. – Ele estabiliza o couro cabeludo e trata problemas de caspa, auxilia na regeneração do cabelo. Ainda, é bom para o cabelo com tinturas, fortalecendo os laços entre os fios de cabelo e corante, mantendo o brilho por mais tempo.
P.F.- Como é utilizado o Óleo Ozonizado?
N.S. – Após lavar o rosto, se aplica o óleo ozonizado duas vezes por dia. Ele ajuda a melhorar a circulação e a desintoxicar a pele, além de evitar manchas. Também pode ser aplicado em casos de contusões, no local machucado.
Há ainda a possibilidade de ingestão por via oral, que visa combater problemas como giárdia e infecções intestinais.
Em aplicações estéticas, é possível utilizar como um desodorante natural sob os braços, hidratante, demaquilante e até redutor de celulites ou rugas.
P.F.–É necessário algum cuidado durante o tratamento com ozônio?
N.S. – Sempre e em qualquer situação, é interessante evitar alguns tipos alimentos na dieta, como: comidas enlatadas, carnes processadas, adoçantes artificiais, margarina, e frituras em geral. Estes alimentos prejudicam a saúde, em geral.
P.F.- Em abril acontece o Estética e Ozônio. Fale um pouco sobre este importante evento.
N.S. – O Centro de Estética Nidia Saldanha, juntamente com um grupo de parceiros importantes, e renomados palestrantes, estamos realizando o Estética e Ozônio, que acontece no dia 29 de abril, no Órion Business & Health Complex. Para maiores informações acesse @esteticaeozonio e pelo www.sympla.com.br/evento/estetica-e-ozonio