Patricia Finotti

(crédito: divulgação CENEG-GO)

Francis Teles

Evento acontece no Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás para debater o tema Políticas Públicas Já, além de oferecer programação com arte e a cultura do povo negro e das comunidades tradicionais.

 

Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (CENEG-GO), referência em atendimento as comunidades afrodescendentes e povos tradicionais de Goiás, realizará neste final de semana, a 5° Edição do Seminário Goiano de Comunidades Negra e Povos Tradicionais, com o tema, “Políticas Públicas Já”. Na programação será discutido os rumos das comunidades, a partir de 2023, na gestão do governador reeleito, Dr. Ronaldo Caiado.

De acordo com o presidente da entidade, Aluísio Black, o momento é de reflexão e de comemoração já que cada vez mais a Comunidade Negra e os Povos Tradicionais estão conquistando espaço político, socioeconômico e cultural. “Trabalhamos para a concretização dos direitos das comunidades, além de potencializar seus talentos nas mais diversas áreas”.

 A Frente-Afro e o CENEG-GO estão otimistas com os rumos das comunidades para o próximo ano, já que apoiaram a atual gestão que se comprometeu em promover novas possibilidades para a Comunidade Negra e os Povos Tradicionais. “Um dos compromissos é a criação da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial, reivindicação antiga das comunidades”, destaca Aluísio Black. O CENEG-GO é o ponto de apoio das comunidades negras e povos tradicionais em Goiás. Uma casa de passagem, de acolhimento com justiça social, arte, cultura, educação e profissionalização. O local possui vários parceiros, como a Prefeitura de Goiânia, o Ministério Público do Trabalho-MPT, Tribunal de Justiça de Goiás-TJ/GO entre outras.

No Seminário também será feito o lançamento da comunicação Afro brasileira no Estado, coordenada pelo CENEG-GO e profissionais da comunicação. O objetivo é criar conteúdo e promover uma linguagem afro centrada, que seja canal de voz para o povo negro e as comunidades. A programação contará ainda com apresentações culturais, lançamento de livro, Feira Preta das comunidades e palestras. O evento é gratuito e terá transmissão on-line, nas redes sociais do CENEG-GO.

Autoridades convidadas. Governador Ronaldo Caiado, a Primeira-Dama e presidente da OVG, Gracinha Caiado, o Presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira, o Deputado Estadual eleito Lucas do Vale entre outros.

Apresentações – Grupo de Congo Vilaboense – Cidade de Goiás, Grupo Coró de Pau, Grupo de Capoeira do Mestre Pássaro Preto, Grupos de Hip Hop, Comunidade Indígena, Comunidade Cigana, Comunidade de Terreiro, Comunidade Quilombola, Comunidade Circense, Federação de Quadrilha Junina, Grupo Só Angola – Mestre Vermelho.

Palestrantes: Tata Elmo Rocha, Prof. Ozias Vieira, Mestre Prudêncio, Lya Marileia Lasplilla, Dra. Lara Alves e Aluísio Black.

Feira das Comunidades Tradicionais: Área Externa do CENEG-GO, artesanatos, roupas e acessórios, comidas de afroempreendedores, indígenas e quilombolas.

Lançamento de Livro: Benin – Brasil: Arte, Raça, Crenças e Cultura um estudo icnográfico de Sonia Ray. Sobre a autora: Doutora em Pedagogia e Performance do Contrabaixo. Musicista e pesquisadora. Artista convidada da Convenção Bienal da International Society of Bassists desde 1993. Solista em várias partes do Brasil e nos países dos EUA, Áustria, Itália, Colômbia e Polônia. A paixão pela fotografia e pela cultura africana sempre foi parte de seus interesses de pesquisa.

Serviço:

5° Seminário Goiano de Comunidades Negra e Povos Tradicionais – Tema: Políticas Públicas Já

Quando: Sábado (3/12) e Domingo (04/12)

Horário: 8h às 20h (nos dois dias)

Local: CENEGGO (Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás) – Av. Independência, Qd. 23, Lt9/E n° 41 Setor Morais – Goiânia – Go

Contatos: Jornalista Francis Telles (62) 98582-5647/ Luzia Nachilenga / Aluísio Black Presidente CENEG-GO (62) 8416-5398 / (62) 3932-3905

Sites: www.ceneggo.org.br / www.pontodeculturago.com.br / www.frenteafro.org.br / @ceneggoias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.