Celira Fonseca
Quanta coisa aconteceu e se transformou nos últimos 40 anos. O que era novidade em 1979, tornou-se um programa tradicional. Os comerciais foram modificados, os brinquedos ficaram mais modernos e as fitas K7 sobrevivem na memória de alguns. Para comemorar os 40 anos do BH Shopping, duas exposições relacionam os acontecimentos no mundo nas últimas quatro décadas e o desenvolvimento do primeiro shopping de Minas Gerais.
Coube ao fotógrafo e designer Rodrigo Câmara assinar a curadoria das exposições. Um verdadeiro passeio nas lembranças afetivas dos clientes que participaram dos eventos promovidos pelo BH e a exibição de objetos utilitários e brinquedos que também fizeram parte das suas vidas.
O túnel do tempo tem paradas em vários segmentos. Na moda, Câmara apresenta alguns estilistas importantes para a história da moda mineira e que ganharam destaque nacional através da semana de moda promovida pelo Mall. Representados com looks originais estão: Ronaldo Fraga, Mabel Magalhães, Tereza Santos, Jotta Sybbalena, Martielo Toledo e Victor Dzenk. Para reacender o imaginário, a mostra traz brinquedos como o robô Arthur Percival, o Castelo de Grayskull e seus personagens do seriado He-man, vídeo game Atari e um fliperama original da década de 90 em perfeito funcionamento.
A exposição propõe ainda uma viagem no tempo em realidade aumentada. Pelo aplicativo ou CR code, é possível passar pelos 40 anos por meio de quatro interações exclusivas: videogame dos anos 80, Genius, Fita K7 e câmera instantânea.
Segundo Câmara, contemporâneo do BH Shopping, em certos momentos a história do shopping se confunde com a sua própria. “A minha intenção é emocionar as pessoas através dessas histórias e dos objetos expostos. Espero que consiga levar o público por essa viagem”, conta.
BH Shopping: ontem e hoje
O BH Shopping foi o primeiro shopping desenvolvido pela Multiplan. A logomarca da empresa, um trevo de quatro folhas, foi – inclusive – inspirada no trevo rodoviário que fica próximo ao Mall (formado pela BR e avenida Raja Gabaglia). A exemplo das cidades onde a companhia investiu, o BH Shopping contribuiu fortemente para o crescimento e a ocupação da Zona Sul de Belo Horizonte. Ainda hoje é o maior e mais completo empreendimento construído no estado. O shopping conta atualmente com quase 400 lojas, tendo como âncoras a C&A, Lojas Americanas, Lojas Riachuelo, Renner, Zara e Carrefour. Possui área construída de 142.239m² e Área Bruta Locável (ABL) de 47.895m². Gera cerca de 6.300 empregos diretos.