Tathiana Barbar
Filmes do cinema novo britânico e títulos selecionados pelo público serão exibidos na Cinemateca Brasileira de 18/05 (quinta-feira) até 28/05 (domingo); os ingressos passam a ser disponibilizados uma hora antes de cada sessão
Tradicionalmente conhecido pelos amantes de cultura e arte, o Cultura Inglesa Festival (CIF) é um evento gratuito e aberto ao público, promovido pela Cultura Inglesa, instituição que tem como missão promover o ensino do inglês e da cultura britânica no país.
No intuito de fomentar a educação por meio da arte e da cultura, o CIF acredita na importância de democratizar o acesso do público em geral a diversas linguagens artísticas. Com uma extensa programação versátil, variada e multidisciplinar, o evento traz, este ano, uma mostra inédita de 12 filmes, a serem exibidos na Cinemateca Brasileira, de cineastas britânicos revolucionários das décadas de 50 e 60, que misturaram neorrealismo, linguagem experimental e personagens anti-heróis.
Há tempos, cinéfilos dão especial atenção para essa década específica da sétima arte. Não à toa, ganharam os olhos de críticos de cinema do mundo. São autores que ousaram na fotografia cinematográfica, como Godard e Truffaut na França; Wim Wenders, Herzog e Fassbinder na Alemanha; Milos Forman, Věra Chytilová e Frantisek Vlácil na Tchecoslováquia; e Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Joaquim Pedro de Andrade no Brasil.
Entretanto, poucos voltaram suas atenções para o Cinema Novo Britânico. Pensando nisso, a organização do CIF, em parceria com a Cinemateca Brasileira, traz esses 12 longas de cineastas que contestaram o estereótipo do cinema britânico anti-intelectual e apresentaram temáticas sociais.
A curadoria conta com títulos como Almas em Leilão, de Jack Clayton, indicado a oito Oscars; Se…, de Lindsay Anderson, marco da cinematografia britânica na época da contracultura dos anos 1960; Tudo começou num sábado, de Karel Reisz; e Uma Gota de Mel, de Tony Richardson, exemplo clássico de um gênero cinematográfico britânico chamado de Kitchen Sink, que partia de um estilo de realismo social para representar a classe trabalhadora. Ao lado de Lindsay Anderson e Karel Reisz, Tony Richardson, diretor de Odeio essa mulher, é o mais conhecido realizador do Free Cinema, um movimento britânico atrelado a uma “consciência social”.
Para completar, a mostra será acompanhada de um minicurso, também realizado na Cinemateca Brasileira, que traça reflexões sobre o “Cinema Novo Britânico” (“British New Wave”) do ponto de vista de sua contribuição para o realismo cinematográfico no período do pós- Segunda Guerra Mundial. O curso será dividido em quatro aulas: “1 – O Free Cinema dos anos 1950”; “2 – O Cinema Novo Britânico dos anos 1950 e 1960”; “3 – Reverberações na televisão: Ken Loach”; e “4 – Reverberações na música: dos Beatles ao Artic Monkeys”. Ministradas por Cecília Mello, professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Universidade de São Paulo (USP), as aulas serão gratuitas e presenciais aos sábados e domingos, das 16h às 18h (aula 1) e das 15h às 17h (demais). Ainda será emitido um certificado para quem comparecer em ao menos três sessões. As inscrições para o minicurso devem ser realizadas aqui.
Cine CIF
E a programação de cinema não para por aí. Além da mostra do Cinema Novo Britânico, o 26º Cultura Inglesa Festival apresenta o Cine CIF. Também em parceria com a Cinemateca Brasileira, serão exibidos quatro filmes selecionados por enquete nas redes sociais. Trata-se de filmes populares para toda a família, incluindo aventura, criaturas fantásticas, expedições no espaço e pets fofos. Esta seleção surpresa e participativa pode ser consultada na plataforma digital do festival.
Além das mostras de cinema, o Cultura Inglesa Festival conta com uma programação extensa que inclui shows, espetáculos de dança, teatro e poesia, além de oficinas, permeados por debates e diálogos sobre temas da atualidade. As atrações serão presenciais, híbridas e outras totalmente digitais. Também será disponibilizado um conteúdo on demand, na plataforma digital oficial do 26º CIF, inclusive de apresentações presenciais que serão posteriormente incluídas.