Daniele Flöter
Em prol da iniciativa “Sou Cerrado”, com apoio do Instituto Chico Mendes, WWF-Brasil, Voice of the Oceans, agência ACUCA, Rede Cerrado, ISPN, Instituto Alok e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, cartões-postais alertam brasileiros sobre o bioma mais devastado do país
O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, serão iluminados em verde nessa quarta-feira, 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, das 19h às 20h e das 19h30 às 20h30, respectivamente. As luzes simbolizam um pedido de socorro pelo bioma mais devastado do país e um alerta aos brasileiros sobre a necessidade de conservação. O Cerrado responde por 61% do desmatamento total do Brasil, ultrapassando a Amazônia (Relatório Anual de Desmatamento/MapBiomas, maio/
O evento da iluminação dos monumentos é uma iniciativa do “Sou Cerrado”, com apoio do Instituto Chico Mendes, WWF-Brasil, Voice of the Oceans, Agência ACUCA, Rede Cerrado, ISPN, Instituto Alok e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que engajaram esses marcos brasileiros para conscientizar a população sobre a situação do bioma que precisa urgentemente de proteção.
É inadmissível que as nascentes de água sequem e a vegetação nativa do Cerrado seja destruída diante dos olhos de milhões de brasileiros por falta de reconhecimento do bioma como fundamental para a sobrevivência da população. O Cerrado, além de ser o coração do Brasil, precisa ocupar o coração dos brasileiros.
“Esperamos que, com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, coração da cidade de São Paulo, consigamos chegar mais perto desse lugar de destaque na luta contra a destruição do meio ambiente, cativando cada vez mais brasileiros para a defesa e conservação do bioma”, diz Laura Bergamo, coordenadora de comunicação do Sou Cerrado.
Sou Cerrado
Com base na invisibilidade do bioma, a iniciativa Sou Cerrado, idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista e detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, tem o objetivo de alcançar e engajar o maior número de pessoas na preservação do Cerrado, por meio de uma marca forte e uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições para que os brasileiros colaborem com quais quiserem de forma fácil e rápida: www.soucerrado.com.br.
Dentre as ONGs que recebem apoio pelo site estão: Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Desacelere pela Vida, Turma que Faz, Salvar, Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Instituto Pouso Alto, Museu do Cerrado e toda a rede de ONGs presentes na Rede Cerrado.
Apoio: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, Instituto Alok, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), agência ACUCA, Projeto Obelisco, Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Rede Cerrado, Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Museu do Cerrado, Urbia Cataratas, Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, Thear, Lígia Simões, BetaDesign e portal Nosso Impacto.
Marcos do Dia Nacional do Cerrado
O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo e símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país. O monumento ao Cristo Redentor possui 38 metros de altura e foi erguido com doações do povo brasileiro, entre 1926 e 1931, sendo inaugurado com a benção do Cardeal Leme, na presença do chefe de governo Getúlio Vargas, no dia 12 de outubro de 1931. Em 2006, no 75° aniversário da inauguração do monumento, o platô do Monte Corcovado recebeu, por decreto de Dom Eusébio Scheidt, o título de Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. O projeto do Cristo Redentor é do engenheiro carioca Heitor da Silva Costa, que contou com a colaboração do pintor Carlos Oswald e do escultor francês Paul Landowski e os cálculos estruturais do engenheiro francês Albert Caquot.
O Obelisco do Ibirapuera foi inaugurado em 1955 e passa por um projeto de revitalização para se tornar um dos maiores centros de lazer e cultura de São Paulo. Conheça o projeto de revitalização Obelisco do Ibirapuera em http://www.